18 de outubro de 2018

Duas palavras muito importantes para viver a Castidade e a Afetividade

Viver a castidade no mundo atual, cheio de malícia e imoralidade, é uma tarefa árdua. Os tempos atuais parecem ignorar essa virtude: rejeitam a pureza, a continência e preferem o amor vazio, sem o respeito e compromisso com o outro. Falar nesse assunto é ser "careta", "retrógrado" e muitas vezes motivo de piada. No século XXI, querer um namoro santo, viver a virgindade até o casamento (e até o próprio casamento), está fora de moda. 

Televisão, cinema, músicas, Internet, aplicativos de celular quando usados de forma errada possuem uma oferta imensa de pecado contra a castidade que não para de aumentar. Quem quer viver a castidade, quem decide viver segundo o Evangelho, se depara com todo tipo de tentação e provocação a sua volta. Muitas vezes, a pessoa até desiste pois parece que não há como resistir a tantos estímulos que afrontam a pureza e o sentido real do amor.


O mundo tenta preencher nossa carências com soluções fáceis e falsas. 
Mas, depois que caímos nessa armadilha, experimentamos o vazio e muitas vezes nos tornamos escravos de uma vida desregrada, de relacionamentos onde um se torna mero objeto para o prazer para o outro. Acabamos machucando o sentimento e a dignidade de nós mesmos e de outras pessoas.


Diante de consequências tão graves da falta de castidade, como vive-la nos tempos atuais? Podemos observar duas palavras que podem nos ajudar nessa batalha: Organização e Concentração. Elas acabam se equivalendo ao pedido que Jesus nos fez em Mateus 26,41: "Orai e Vigiai".


Organização

Lutar pela castidade exige de nós uma vida de muita oração. Orar organiza dentro de nós tudo que está confuso e fora do lugar. O pecado contra a castidade acaba colocando em nós idéias, ilusões e desejos perigosos. Queremos satisfazer as vontades da carne e nossas carências com aquilo que acreditamos ser o ideal ou o que o mundo vende como correto e "na moda". Tudo é normal, tudo é permitido e não existe limite - o importante é "curtir a vida". É nessa cilada que acabamos nos perdendo numa vida desordenada e vazia. Uma alegria mentirosa e egoísta. 


Queremos tudo apressadamente! As vezes bate o desespero por não conseguir um relacionamento, o que acaba levando muitos a aceitar "qualquer coisa" para não ficar sozinho. Esquecemos do amor Deus por nós e mendigamos qualquer amor, por mais vazio e venenoso que seja. O pecado toma conta da nossa vida, as coisas saem do lugar dentro e fora de nós, nossos sentimentos ficam confusos. Depois vem a frustração e a tristeza, nesse tumulto de carências e desejos estragados.


Através da oração, o Espírito Santo vai acalmando nosso coração, devolvendo a serenidade e a paz, colocando Deus no controle de tudo para restabelecer a ordem e os sentimentos em nossa vida. Organizamos nossa afetividade e entendemos que o amor verdadeiro, que vai realmente nos fazer feliz, só pode vir de Deus. Aceitamos Seus propósitos, nos sentimos amados por Ele, sabendo esperar e confiar nos planos do Senhor. 


Renunciando ao pecado somos libertos da escravidão. A castidade é a certeza de ser livre para amar dentro do respeito, da pureza e da doação ao outro. 

Concentração

Uma das formas mais eficazes de vencer na luta contra qualquer pecado é fugindo! Parece estranho e contraditório fugir da luta para ganhar, mas a sedução do Inimigo para nos fazer escravos dos prazeres mundanos é forte demais e não podemos "brincar com fogo". Jesus nos alertou: "o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mt. 26,41b).


Num primeiro momento, muita coisa parece ser inofensiva e a gente até acredita que pode resistir. Uma conversa maliciosa, um olhar impuro, um pensamento errado, um clique perigoso... De gota em gota, os erros vão se tornando uma lagoa de pecado onde quem acaba se afogando somos nós mesmos! O processo é sutil no pecado da castidade: vamos "permitindo" coisas erradas aos poucos até que caímos no pecado.


A vigilância implica em concentrarmos nossa força na virtude da santidade. Concentrar nossas atividades em lazeres sadios, cultivar amizades que nos levem para Deus e para as coisas boas. Saber dizer não a um relacionamento desregrado e a sexualidade vivida de errada e fora do casamento, viver a fidelidade e o respeito. Saber esperar em Deus pela pessoa certa e ser a pessoa certa para o outro.


Na luta pela castidade, concentração significa esta atento aos perigos que tentam nos derrubar, perceber as ocasiões de pecado (e fugir delas!) e direcionar nossas forças, nossos pensamentos e atitudes na busca pela Santidade na nossa afetividade e sexualidade. Concentrar nosso olhar em Jesus, ser firmes e perseverante, sem dar chance ao pecado, sem vacilar na oração e principalmente, determinado a romper com as coisas do mundo.


É fundamental também ter como exemplo Maria, grande escola da castidade e pureza para nós. A oração do terço é uma arma poderosa a favor da Castidade e da Santidade. Peçamos a intercessão de nossa Mãe Santíssima! 
E se mesmo assim cairmos, não podemos desistir da castidade: precismos nos arrepender dos pecados, confessar, recomeçar a luta, buscar força na Eucaristia e pedir a Deus através da oração a graça de vencer o pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!