7 de agosto de 2018

O Espírito Santo Nos Alerta Diante do Pecado

Certa vez, há exatamente 10 anos, logo no início da minha caminhada, alguns dias depois de ter ido pela primeira vez a um Grupo de Oração, ter voltado a me confessar e a comungar o Corpo e Sangue de Cristo, fiz uma viagem para a casa de alguns parentes. Na ocasião, depois de chegar ao local da viagem, acompanhei meu pai até um pequeno bar que pertencia a um amigo, para que meu pai pudesse revê-lo.

Ao chegar no local, sentei-me na calçada naquelas cadeiras típicas de bar diante de uma mesinha e meu pai conversava com seu amigo próximo a mim. Não bebemos nem comemos nada, mas algo incomodava minha alma. Olhando para dentro do bar notei várias garrafas de bebidas expostas e principalmente dezenas de cartazes de propaganda de cerveja cobrindo as paredes até o teto, e praticamente todos com alguma mulher exibindo o corpo escultural com muita sensualidade e pouca roupa, sempre segurando uma garrafa nas mãos, algo típico nessas publicidades.

Meu incômodo era imenso, desejava muito sair daquele local o mais rápido possível e confesso - me arrependi de ter ido. Eu precisava sair dali. Ao observar aqueles cartazes e aquelas garrafas de bebida que certamente alimentavam o vício de muitos, sentia tristeza (era exatamente esse o sentimento) e repulsa. Achava absurda tanta apelação e obviamente um enorme perigo a castidade com tantas mulheres expostas na parede. E isso justamente quando eu me sentia chamado a viver a pureza na minha vida. A tentação estava diante de mim.

Muito incomodado, desejava sair dali para rezar, buscar as coisas de Deus e pensava que era uma ofensa ao Senhor estar ali. Fiquei sentado em silêncio, com o coração inquieto esperando meu pai conversar e logo fomos embora - até porque insisti um pouco para isso.

Estar Cheio do Espírito Santo


Hoje vejo essa situação como uma grande lição e noto claramente a ação de Deus. Eu estava vivendo o primeiro amor, aqueles maravilhosos primeiros dias de conversão quando o coração e a alma estão tao repletos da graça de Deus que nosso desejo é estar com Jesus o tempo todo. E por estar cheio do Espírito Santo, o Senhor me mostrava que alguns ambientes (definitivamente) não são para quem o ama e quer viver a Santidade. Era o Espírito Santo me dizendo que aquilo tudo que estava ali exposto era algo nocivo a graça. Foi como se um "alarme" soasse dentro de mim, com o Espírito Santo me dizendo que eu precisava me afastar da impureza tão evidente ali.

Por isso precisamos estar cheios do Espírito Santo a todo o momento. A chama não pode se apagar em nós, o ardor em nosso coração precisa ser constante. Porque são muitas as ciladas que o pecado oferece nesse mundo. E se não estamos em Deus, se não temos intimidade com o Senhor e nossa alma não se encontra mergulhada no Espírito Santo, muitas vezes não nem nos damos conta do perigo que nos cerca.

Mas uma pessoa que reza, confessa, comunga e ama a Deus, que busca viver intensamente na graça do Espírito Santo, não é confundida jamais. Somos afastados do pecado porque o Paráclito nos dá o devido discernimento e a sabedoria para compreendermos que onde estamos, o que estamos fazendo, desagrada ao Senhor. O Espírito Santo vai inquietar o nosso coração para nos distanciarmos do mal pois Deus quer a nossa Salvação.

Deus nos Alerta

Em I Corintios 6,12, São Paulo nos ensina: "Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém". Muitas vezes utilizamos do nosso livre arbítrio para buscar coisas que nos fazem mal, nos colocamos em perigo até mesmo sem saber, pois o pecado vai nos envolvendo aos poucos até nos soterrar..

Por isso é importante perguntar e ouvir a Deus quando Ele nos diz que algo não nos convém. Cheios do Espírito Santo vamos aos poucos enxergando com os olhos do próprio Espirito de Deus e vamos ficando atentos, sóbrios e fortes para identificar ocasiões de pecado e fugir delas.

Será que temos a coragem de não ir, ou deixar algum lugar quando o Espírito Santo coloca no nosso coração que tal ambiente não nos convém? Mais ainda: será que perguntamos ao Senhor ou fazemos por impulso e depois acabamos nos arrependendo? Muitas vezes Deus está nos dizendo que aquela conversa maliciosa, que aquele filme, aquela música, aquela novela, e tantas outas coisas fazem mal a nossa alma e desagrada Seu coração. Nos sentimos incomodados, nossa consciência sabe que não convém consentir o desejo do pecado e sendo assim, precisamos escutar esse "alerta" de Amor e misericórdia que recebemos de Deus para dizer não ao inimigo. 

Há um outro importante conselho de São Paulo que nos diz "Fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio". (Efésios 6,10-11). Quem está cheio do Espírito Santo esta revestido da amadura de Deus e saberá resistir ao pecado para viver a santidade neste mundo. Peçamos o Espírito Santo que incendeie a nossa alma e nos dê discernimento diante das tentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!