27 de julho de 2018

Deus Nunca Volta Atrás em Suas Promessas

Deus, em sua misericórdia, sabe que somos fracos e pecadores. Muitas vezes (quase sempre) não sabemos esperar o tempo de Deus e acabamos querendo tudo da nossa maneira. Pior ainda, nos revoltamos e queremos fazer do nosso jeito quando as coisas não saem como gostaríamos ou não acontecem no momento que pretendemos. Desobedecemos porque não sabemos (ou sequer queremos) esperar. Quando a graça demora a chegar, até duvidamos de Deus! 


É típico do mundo moderno essa pressa, esse querer instantâneo. Afinal, hoje tudo é resolvido com o aperto de um botão. Não queremos nada para amanhã, mas tudo agora! E nos frustamos quando temos que esperar. A própria palavra nos ensina "sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência" (Eclo 2,3). Só que as vezes, ter paciência parece impossível.

Não é novidade, no entanto, essa falta de paciência da qual o mundo padece. E um bom exemplo vem do Antigo Testamento. Tudo começa quando Deus faz uma aliança com Abrão: "a palavra do Senhor foi dirigida a Abrão, numa visão, nestes termos: “Nada temas, Abrão! Eu sou o teu protetor; tua recompensa será muito grande.” Abrão respondeu: “Senhor Javé, que me dareis vós? Eu irei sem filhos, e o herdeiro de minha casa é Eliezer de Damasco.” E ajuntou: “Vós não me destes posteridade, e é um escravo nascido em minha casa que será o meu herdeiro.” Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida nestes termos: “Não é ele que será o teu herdeiro, mas aquele que vai sair de tuas entranhas.” E, conduzindo-o fora, disse-lhe: “Levanta os olhos para os céus e conta as estrelas, se és capaz... Pois bem, ajuntou ele, assim será a tua descendência.” (Gn 15,1-5).

A promessa de um filho para Abrão era clara. Mas acontece que Sarai, mulher de Abrão, acreditando ser estéril, pede a Abrão que tenha um filho com sua escrava Agar (Gn 16, 2-4). Mesmo já sabendo da promessa de Deus, Abrão acaba tendo um filho com Agar, o qual é chamado de Ismael. 

Deus poderia ter se enfurecido com Abrão e Sarai. Se não fosse amoroso e misericordioso, teria desfeito a aliança e a promessa que havia feito. Mas Deus não volta atrás e mesmo diante do que houve, reafirma sua promessa a Abrão (agora chamado de Abraão (Gn 17,5) e Sarai, agora chamada de Sara (Gn 17,15)). "Eu a abençoarei, e dela te darei um filho. Eu a abençoarei, e ela será a mãe de nações e dela sairão reis.” Abraão prostrou-se com o rosto por terra, e começou a rir, dizendo consigo mesmo: “Poderia nascer um filho a um homem de cem anos? Seria possível a Sara conceber ainda na idade de noventa anos?”  (Gn 17,16-17)

Abraão duvidou e riu da promessa de Deus. Não só ele, mas também Sara, deu risada daquela promessa (Gn 18-9,15). Quanta ofensa a Deus! Mas o Senhor não volta atrás e cumpre os planos que havia traçado para o casal, apesar da falta de fé de ambos. Eles viram acontecer tal como disse o Senhor e, assim, nasceu Isaac, o filho da promessa (Gn 21,1-7).

Deus é Fiel

Se temos uma promessa de Deus em nossa vida, se o Senhor nos diz que fará uma obra em nossa vida, por mais difícil que possa ser esperar e por mais impossível que possa parecer, devemos confiar. E, ainda que Deus nunca volte atrás e seja paciente com nossa impaciência, cabe-nos confiar em Deus sem desconfiar de sua graça. Porque saber esperar também nos ajudará a viver melhor (sem ansiedade ou temor, por exemplo) e amar a Deus sem questionamentos e nem interesse. 

Recentemente, ouvi algo fabuloso de um amigo irmão de caminhada: Deus nunca nos diz não. Mas, seu sim pode vir de três formas: Vou te dar! Vou te dar.. mas não agora! Vou te dar... algo melhor! Jesus nos ensinou: "Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á." (Mt 7,7-8). 

Quando Deus promete, Deus cumpre. É assim em toda Bíblia, é assim desde que o mundo existe e será assim em nossa vida. Não é nada fácil esperar. As vezes dói e fracos, duvidamos. Mas, tudo que é teu está no coração de Deus. E ele é Fiel! Creia, pois a tua graça vai chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!