23 de julho de 2018

Na Hora da Prova, o Professor Está em Silêncio


Se observarmos atentamente a vida de Jesus descrita nos Evangelhos, veremos que Nosso Senhor não teve vida fácil. Cristo nasceu numa manjedoura, ja que Maria não encontrou um lugar na hospedaria (Lucas 2,7). Assim que nasceu, foi perseguido pelo rei Herodes e a Sagrada Família precisou fugir para o Egito (Mt 2,13-22). 

Depois que foi batizado, Jesus permaneceu no deserto por quarenta dias e quarenta noites até que teve fome e foi tentado pelo inimigo (Mt 4,3-11). Jesus foi criticado diversas vezes e causa de escândalo entre os fariseus por que fazia curas em dia de Sábado (Mt 12,1-14), por expulsar demônios (Mt 12,22-35) e por sua pregação honesta e verdadeira (Mt 15,12). Jesus chorou (Jo 11,35 / Lc 19,41-42) e foi posto a prova a respeito do pagamento de impostos (Lc 20,20), sendo que nesta e outras situações, tentaram a todo custo armar ciladas para Jesus, afim de coloca-lo contra o governo e a Lei. 

Em sua Paixão e Morte, vemos a chamada "Angústia Suprema" de Jesus (Mt 26,36-39) que chegou a suar sangue tamanho o medo que sentiu (Lc 22,44). Foi preso após ter sido vítima de conspiração e traído por seu apóstolo Judas. Julgado pelo sumo sacerdote, foi brutalmente açoitado, humilhado e condenado a morte na Cruz. Negado três vezes por seu apóstolo Pedro, Jesus também foi preterido por aqueles que o saudaram na entrada em Jerusalém mas acabaram pedindo a libertação de Barrabás (Lc 23,18).

Mas, diante de tudo que Jesus sofreu, temos uma certeza: Ele foi vencedor. Esteve protegido por Maria e José diante da perseguição quando ainda recém nascido, foi enfático diante do tentador no deserto, era sábio para responder aos doutores da lei e escapar de suas armações de modo desconcertante. As respostas de Jesus refletiam a sabedoria e o conhecimento de Deus em sua plenitude. E sobretudo, Jesus suportou todos os tormentos a que foi submetido, com amor e fidelidade aos planos de Pai. Passou pela Cruz e ressuscitou.

Diante de todos os problemas que passou em sua vida pública, Jesus deu exemplo. Não abandonou sua missão, não recuou diante dos hipócritas e ensinou a todos o caminho para uma vida feliz, o modo de agradar a Deus e alcançar a Salvação. Jesus foi um verdadeiro professor e nos mostrou como podemos ser pessoas melhores e fazer diferença neste mundo.

Deus veio até nós através de Jesus e nos ensinou o que devemos fazer. Como diz uma canção secular antiga, "na vida, Ele foi doutor". Temos a Palavra de Deus e temos o Espírito Santo, que viria nos ensinar todas as coisas (Jo 14,26). E de fato, ele nos dá sabedoria e conhecimento.

O que fazemos diante de nossos problemas? 

Como discípulos e Filhos de Deus, ja aprendemos com Ele como suportar as aflições do mundo e sermos vencedores como Ele. Temos o Espírito Santo para nos auxiliar e tudo que precisamos é estamos repletos Dele, para não cairmos nem sermos confundidos.

Mas quando a dificuldade surge, quando estamos diante do problema esquecemos dos exemplos de Jesus e sobretudo de confiar em Deus, de sermos fortes e obedientes na fé. Pior é saber que muitas vezes os problemas surgem porque as lições dadas por Jesus são esquecidas. Escolhemos o pecado e ignoramos o que Cristo nos disse.

Se parece-nos que no momento da dificuldade, Deus está em silêncio, é porque agora Ele quer a nossa resposta: nós aprendemos a viver o sofrimento conforme Cristo nos ensinou? Nós seguimos aquilo que nos é pregado? Nós confiamos no que Deus fala? Sabemos compreender a provação e agir conforme o Espírito Santo nos move ou preferimos resolver do "nosso jeito"?

O professor está em silêncio na hora da prova porque sabe que somos capazes e só precismos imitar aquilo que Ele ja fez e ensinou antes. E cheios do Espírito Santos conseguimos superar qualquer provação. Somos mais que vencedores em Cristo e Ele mesmo nos disse que diante das aflições - inevitáveis nesse mundo - é preciso coragem. E temos também Nossa Senhora, uma verdadeira Mestra, uma mãe que nos ensina o grande segredo: "Fazei tudo o que ele vos disser" (Jo 2,5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!