11 de agosto de 2018

15 Músicas Marcantes em Minha Caminhada

Sempre gostei de todo tipo de música, mas nada como louvar o Senhor e ouvir a voz de Deus através de canções que tanto enriquecem a Igreja Católica. Partilho aqui alguns testemunhos que tenho com pelo menos 15 músicas que marcaram minha caminhada até hoje e que recomendo profundamente como belas músicas católicas. Clique no nome da música para ouvi-la no YouTube.


Acredito que nenhuma música no mundo consegue melhor do que essa. A caminhada não é fácil e muitas vezes bate o medo e a insegurança. Apesar de termos a certeza de que Deus esta conosco, nosso humano acaba falando mais alto. Vivi por muitas vezes cada trecho dessa música quase literalmente e a conclusão da letra diz exatamente o desejo do meu coração: "Preciso que Tua Voz esteja ao meu lado".

Essa canção marcou minha vida na primeira Experiência de Oração que participei em 2008. Durante o momento de Oração de Efusão do Espírito Santo, essa música estava sendo tocada e foi minha oração. Deus promoveu um verdadeiro Pentecostes em mim, transformando minha vida. É uma bela canção para rezar e clamar o Espírito Santo.

Sem dúvida, Deus me mostrou que a cura dos traumas, das feridas e sobretudo do pecado que assolava minha vida, viria na caminhada. Junto a Deus, eu tive a certeza de que não havia chegado o fim e seus braços me sustentaram. Na estrada, com um passo de cada vez, Deus nos cura e liberta.

É importante vermos que quando mergulhamos na graça de Deus, nos entregamos ao seu chamado e a sua obra, a opção de desistir, de voltar atrás, não existe mais. Ja até me afastei uma vez, mas depois de tudo que aprendi, conheci, experimentei e alcancei na graça de Deus, não há mais como abandona-lo e nem desistir da caminhada. O Senhor nos move, pertencemos a Jesus e temos que permanecer firmes e fiéis até o céu.

Essa música é tão forte na minha vida porque eu a vivi antes de conhece-la. Numa madrugada de 2005 senti que estava prestes a perder uma das pessoas que eu mais amo no mundo. Foi uma noite de angústia diante de uma situação que felizmente se resolveu, pois Deus estava ao meu lado. Ja amanhecendo o dia, liguei a televisão e vi o Padre Marcelo Rossi cantando essa música. Era Deus "resumindo" tudo que eu tinha vivido naquela noite traiçoeira. É quase impossível eu ouvi-la sem me emocionar.

É um canção que fala sobre ouvir o chamado de Deus, cujos planos vão muito além do nosso entendimento e também nos lembra da fidelidade e do servir tão perfeito de Maria. E arremata com uma frase que precisa mover nosso coração: "não quero que a embriaguez dos vinhos que bebi / me impeça de provar o sabor do teu vinho novo". Essa canção marcou o início da minha caminhada e sobretudo foi especial por aproximar minha família de Deus. Em minha casa passamos a buscar mais o Senhor e a ouvir mais músicas assim. Foi uma transformação maravilhosa.

A canção narra a bela passagem de Jesus com a Samaritana, nos colocando no lugar da Samaritana, com Jesus se dirigindo diretamente a nós. Uma das mais belas músicas que ja ouvi na vida, através da qual Deus curou meu coração num momento de medo e depressão que vivia. Os versos "não promento dar-lhe um jardim de flores, mas prometo a força pra poder planta-lo", "silêncio é palavra que não faz segredo" e "lágrimas são fragmentos de histórias que posso entender" me levaram a uma experiência concreta do amor de Deus através dessa linda música.

Essa canção acabou se tornando quase uma narrativa do meu testemunho de vida, quando achava tudo estava destruído e desejei por fim a minha vida. "Aquilo que parecia ser minha morte, mas Jesus mudou minha sorte / Sou um milagre, estou aqui" é a síntese da minha história transformada por Jesus.

Essa música marcou o momento em que me dei conta de que mesmo sendo um pecador e que mesmo tendo passado boa parte da minha vida afastado do Senhor, ao me encontrar, Deus transformou minha vida e me deu tantas graças, tantas oportunidades, tantas alegrias, tantos amigos novos e transformou tantas lágrimas em sorrisos. Eu era e ainda sou limitado demais para entender o quanto Deus nos ama apesar da nossa miséria. 

Provavelmente toda pessoa que buscou a conversão e viveu a experiência de deixar o pecado e buscar a Deus conhece essa música. Música que se tornou "hino" da proposta de vida "PHN", Restauração é uma música que acaba sendo o testemunho de todos aqueles que diante de Deus se viram feridos pelo pecado, pelas escolhas erradas e buscaram a restauração no Senhor. Não foi diferente comigo e muitas vezes eu rezei em lágimas ouvindo essa música e desejando recomeçar em Jesus.

Quantas vezes não fomos julgados, "apedrejados" e/ou humilhados por pessoas em nossa vida. Foram muitas as vezes que vi nos olhos de muitas pessoas reprovação e fui vítimas de injustiças. E desde que conheci essa canção, nestas horas eu sempre me lembrava do refrão que diz: "Deus, você me levantou do chão enquanto a multidão jogava pedras". Mas, quando todo mundo quer nos ver caídos, Deus nos ergue com seu amor incondicional, mostrando nosso valor mesmo quando o mundo está contra nós. 

Há algum tempo tenho feito dessa música minha oração. "Tu sabes também que meu choro é sincero, porém / Não tenho nada a oferecer meu senhor, mas te dou minha vida / É tudo que tenho, recebe o meu nada, refaz a morada, habita em mim". É a verdadeira essência de um coração que deseja ardentemente o Senhor. Uma música que, literalmente, diz tudo.

Após meu afastamento da Igreja, no primeiro encontro que participei, em meio a toda turbulência que vivia, conheci essa canção e fiz dela a minha oração. Foi realmente a presença do Senhor que me levou até aquele evento e eu não desisti até encontra-lo novamente. Vivi o desejo de novamente queimar no fogo do Espírito Santo.

Não sei quantas vezes Deus falou e ainda vai falar comigo através dessa música. Cada vez que escuto parece haver um "recado especial" do Senhor, seja numa frase, numa palavra, até numa vírgula que eu ainda não tinha notado. Acho que é a música em que Deus mais falou comigo até hoje e cada momento da minha vida parece estar de algum modo contido nessa música absolutamente abençoada do Rosa de Saron, a minha preferida da banda.

Foi o começo de tudo. Na verdade, meu testemunho de conversão tem essa música como parte fundamental. Foi a primeira música que ouvi ao chegar num Grupo de Oração, que tocou meu coração, que fez com que eu me apaixonasse ainda mais por Jesus e desse meu sim a Ele. O chamado para uma vida nova em Cristo a ser experimentada, o desejo de buscar as coisas do alto e de tornar essa frase o lema da minha vida. É a música católica mais especial de todas pra mim porque mudou minha vida para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!