18 de agosto de 2018

A Presença de Jesus Muda Tudo

Existem momentos na vida em que tudo parece perdido. Situações que fogem do nosso controle, horas em que nossas forças parecem esgotadas e não sabemos mais o que fazer. Limitados, deixamos nos abater pela impotência diante de certas questões, chegando a pensar que não existe solução. Mas quando admitimos que não temos mais condições de lutar e assumimos nossa fraqueza, percebemos que não estamos sozinhos na dor e no sofrimento. 


Jesus sempre está ao nosso lado e diante do impossível, Ele toma conta de nós, intervém na nossa história e faz toda diferença em nossa vida. A chegada de Jesus, a hora que Cristo assume o comando da nossa vida porque nós ja não conseguimos mais lutar, trás o alívio e a tranquilidade de que o impossível é possível pelo poder de Cristo.

Não faltam exemplos de situações em que Jesus chegou e transformou a derrota iminente em vitória gloriosa, a morte em vida, a tristeza em alegria. A ação de Jesus é sempre um divisor de águas e faz nova todas as coisas.

A humanidade, como um todo, passou por essa experiência. Cristo dividiu o tempo em antes e depois Dele. Quem mais teria poder para tanto? A vinda de Jesus foi tão determinante que a História do mundo foi dividida em duas. Depois de Cristo nada mais foi igual: Deus veio até nós, ensinou o homem a viver o Amor e a chamar Deus de Pai, morreu e ressuscitou, abrindo o céu para nós e nos deu a Salvação. Teologicamente, Cristo é o novo Adão, o Filho de Deus que inaugura a nova criação (CIC §504).

No Evangelho de João, vemos a história de Lázaro, amigo de Jesus, que já havia morrido há quatro dias quando Jesus chega em Bethânia (Jo 11,17). Havia tristeza e dor, uma situação de morte humanamente irreversível. Maria e Marta, irmãs de Lazaro, recebiam as condolências pela perda do irmão (Jo 11,19) até que Marta fica sabendo da chegada de Jesus e corre até Ele (Jo 11,20). Marta toma a decisão certa e decisiva e no momento de sofrimento e tristeza, indo até Jesus dizendo: "Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido! Mas sei também, agora, que tudo o que pedires a Deus, Deus te concederá." (Jo 11,21-22).

A esperança de Marta mesmo diante de uma situação que ja não tinha saída precisa existir também em nosso coração. Seja qual for a situação de nossa vida precisamos ter a certeza de que com Jesus existe solução e que tudo está nas mãos do Senhor. E a presença de Cristo não só reverte a situação como também vai além do nosso entendimento, mostrando que sua Glória e Poder não tem limites. 

Jesus ressuscita Lázaro (Jo 11,39-45), devolve a vida a quem ja havia morrido. E assim como aconteceu em Betânia, uma situação impossível que vivemos pode ser transformada pois tal como disse Jesus a Marta: "Se creres, verás a glória de Deus" (Jo 11,40). Ja não há mais motivo para chorar, pois Jesus intervem e faz o milagre acontecer.

Quando os apóstolos veem Jesus caminhando sobre as águas, pensam muitas coisas (Mt. 14,26) sem perceber que era o Senhor que estava indo até eles. A resposta de Cristo é uma frase maravilhosa: "Tranqüilizai-vos, Sou Eu. Não tenhais medo!" (Mt 14,27) a qual o Senhor não cansa de repetir para nós. Em meio aos mares revoltos e tempestades, precisamos notar que Cristo está ali e está dizendo para não termos medo. 

Muitas vezes num momento de oração em encontros ou Grupos, vivemos aquele momento em que um ministro ou um sacerdote trás Jesus Eucarístico para ser adorado. Como é importante que nossa fé nos faça ver o sorriso de Cristo nessa hora. A Alegria do Senhor que chega em nosso meio colocando em nós a certeza que é Ele que está ali! Que agora não é preciso temer mais nada! Ele chegou! Ele te ama! Ele vai fazer toda diferença! 

Segunda Vinda de Jesus 

Vejamos a situação do mundo atualmente: quanto sofrimento, tristeza e pecado existe em nossa volta. Vendo o noticiário, somos tentados a pensar que a  humanidade está perdida.

No entanto, a presença de Jesus será novamente determinante para a justiça que aguardamos neste mundo repleto de maldade. Cristo virá uma segunda vez (At 1,11) e toda essa iniquidade que há na Terra será vencida e destruída. A presença de Jesus em sua Segunda Vinda vai mudar e consumar a História para levar a humanidade e todo aquele que acreditou no Ressuscitado a viver eternamente, sem dor nem sofrimento, no Reino de Deus.

Precisamos, portanto, deixar Cristo ser o centro de nossa vida e pedir sempre a presença de Jesus em todas as circunstâncias de nossa vida. A confiança no Filho de Deus é determinante para mudar nossa história e Nele encontramos sabedoria, força e solução para qualquer problema. 

Cristo mudou a história da humanidade e quer mudar a nossa também. Ninguém que faz a experiência do encontro com Jesus continua a mesma pessoa. Seja qual for a dificuldade ou impossível para nós hoje, deixemos Jesus assumir seu lugar em nossa vida. E tudo será transformado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!