27 de agosto de 2018

Somos Muito Parecidos com Pedro

Pedro (ou Simão Pedro) é um apóstolo notável de Jesus. Caminhou ao lado do Senhor, mas apesar desta vivência direta com Ele, Pedro era uma pessoa difícil e errou em sua vida. Assim como nós, Pedro era humano, fraco e pecador, e algumas de suas fraquezas não são diferentes das nossas. 


Falta de Fé: Na passagem em que Cristo andou sobre as águas (Mt 14,24-32), Pedro era um dos apóstolos, que no meio da tempestade, ficou com medo ao avistar o que pensava ser um fantasma. Quando Jesus revela Sua Presença, Pedro pede para caminhar sobre as águas com Ele e Jesus o chama (Mt 14,29) e ele caminha sobre a águas com Jesus. Mas a tempestade fica mais forte, o vento aumenta e Pedro começa a afundar, pedindo que Jesus o salve. Resgatado pelo Senhor, ouve uma frase que explica bem toda a situação: "homem de pouca fé, porque duvidaste?" (Mt 14,31).

Jesus conhecia o coração de Pedro e conhece o nosso também. Quando nos encontramos com o Senhor, abrimos nosso coração a Ele, mas na primeira dificuldade, quando nossa fé é testada, muitas vezes caímos na desesperança, no medo e na dúvida. Passamos a questionar e deixamos de acreditar em Deus justamente quando mais precisamos. 

A falta de fé de Pedro acontece também conosco quando no momento em que a nossa tempestade aperta e nosso coração enfraquece e tira o foco em Jesus. Acabamos afundando na tristeza e na reclamação. Felizmente, Jesus vem nos resgatar como fez com Pedro e nos chama a deixar de lado a fé pequena e o excesso de dúvidas em relação a ação de Deus, para confiar plenamente no Senhor.

Preguiça de Rezar: Na noite em que Jesus foi preso, quando foi rezar no Getsêmani (Mc 14,32-42), o Senhor levou consigo Pedro, Tiago e João. Jesus, em sua angústia suprema, se põe a rezar desejando que os apóstolos vigiassem com ele por uma hora (cf. Mt 26,40). Mas os apóstolos dormem! Jesus os flagra dormindo e dirige-se justamente a Pedro: "Simão, dormes? Não pudeste vigiar uma hora! Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. Pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mc 14, 37-38).

São muitas as vezes que Cristo nos "flagra" dormindo ao invés de rezar. Claro que as vezes o cansaço físico do dia a dia nos impede ou nos faz cair no sono durante a oração. O maior problema é quando a preguiça ou a displicência com a oração nos levar a dormir o "sono" da aridez espiritual e do desprezo a Deus. Não vigiamos, ainda que saibamos da importância da oração, pois preferimos a televisão, a internet ou qualquer outra distração e deixamos Jesus sozinho, esperando nem que seja pelo menos cinco ou dez minutos do nosso tempo para amá-Lo, agradecê-Lo e glorifica-Lo. 

Negar o Senhor: É bastante conhecida a passagem em que Pedro negou Cristo três vezes (Mc 14, 66-72). E nós muitas vezes também negamos o Senhor. Sentimos vergonha de falar abertamente sobre Jesus, de ir na contramão do mundo, da moda e dos costumes secularizados e pecaminosos. Deixamos de lado preceitos do Evangelho e da Igreja por "conveniência" e para "agradar a sociedade". Preferimos negar o que sabemos, negar o alto preço que Cristo pagou por nossa Salvação na Cruz, para sermos aceitos pelo mundo. Deixamos de denunciar o mal, deixamos de viver de acordo com a Palavra. Negamos Cristo quando deixamos de dar testemunho com a nossa vida.

Por outro lado, também precisamos ser como Pedro !

Apesar das "mancadas" de Pedro, o apóstolo nunca deixou de acreditar em Jesus. Antes da ressurreição, quando muitos discípulos deixaram de seguir o Senhor (Jo 6,66), Jesus questionou diretamente aos doze: Querei vós também retirar-vos" (Jo 6,67). A resposta de Pedro é magnífica: "Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus!" (Jo 6,68-69).

Quando Jesus questionou aos apóstolos sobre a visão que tinham sobre Ele e como o reconheciam (Mt 16,15), coube a Pedro mais uma resposta: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!" (Mt 16,16). Cristo (evidentemente ciente do quanto Pedro era fraco e pecador), diante dessa afirmação, deu-lhe as chaves do reino de Deus: "Eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." (Mt 16,18-19).

Depois da ressurreição, Pedro pescava com os demais apóstolos quando ouve que o Senhor esta próximo. O apóstolo vai ao seu encontro (Jo 21,7). Jesus o acolhe, Pedro revela seu amor por Jesus e tem sua missão confirmada pelo Senhor que o chama a segui-lo (Jo 15,21-17.19). 

Pedro será aquele que discursa após Pentecostes e cuja pregação converte ao menos três mil pessoas (At 2,14-41). Apesar das fraquezas, Pedro amava Jesus e buscou o Senhor. Com tantos erros, experienciou a misericórdia de Deus e repleto do Espírito Santo evangelizou.

É nisto que, agora, precisamos ser como Pedro. Buscar o Senhor e sua misericórdia, não parar nas fraquezas, mas assumir o chamado e reconhecer Cristo como Filho de Deus, o único que pode nos dar palavras de vida eterna para sermos "pescadores de homens" para o Reino de Deus.

São Pedro, rogai por nós !

* Dedico esse artigo ao meu irmão de caminhada Lucas Bragança, cuja pregação no Grupo de Oração Porta do Céuem 26/05/2018, serviu de base para a escrita do texto. Deus o abençoe !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!