1 de junho de 2015

“Quando compreenderão que somos todos irmãos?”

Certa vez, em uma das bençãos dominicais do Angelus, o então Papa Bento XVI, falou sobre a importancia dos homens viverem como irmãos. Aquelas palavras do pontifície ditas em 2010 nos leva a refletir muito sobre como está o mundo atual e de como seria muito melhor se as pessoas pudessem amar ao proximo, assim como Jesus nos pede.

Existem diversas situações no mundo que estão tornando o homem distante do seu próximo. Todos os dias vemos violência, ódio, discussões, guerras e conflitos onde as pessoas acabam por se dividir. O mundo está tornando-se cada vez mais individualista e as pessoas perdendo o respeito e o amor pelo seu semelhante.

A importância do amor ao próximo é infinita. Jesus resumiu 10 mandamentos em 2: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. O Senhor nos deixa claro que quem ama a Deus e ao próximo não faz o mal e não fere os mandamentos. A Palavra também nos diz que quem diz amar a Deus e não ama o seu irmão não conhece a Deus. Jesus amou cada um de nós e nós devemos amar a cada um como Ele nos amou.

Diante da Palavra de Deus, precisamos anunciar: Somos TODOS filhos de Deus, somos TODOS irmãos. Cada um de nós temos um jeito de ser, temos fraquezas e virtudes, portanto não podemos julgar ninguem pela diferença. O amor ao próximo consiste em fazer o bem, sempre, amar sempre.

Numa família onde há união tudo é melhor. Precisamos ver o mundo dessa maneira: quanto mais as pessoas se unirem, quanto mais as pessoas tiverem o amor ao próximo como forma de tornar o mundo melhor, de ser seres humanos melhores e amarem a Deus pois Ele é tudo em nossa vida, estaremos vivendo a Santidade e tornando o mundo mais santo.

No mesmo Angelus, Bento XVI ainda disse que “a melhor forma de responder ao mal é fazendo o bem”. Se alguem nos ofender, devemos dar o perdão - por mais dificil que seja tal decisão. Ao invés da violência, buscar o diálogo e a compreensão. O mundo precisa agir dessa maneira. Como podemos nos deixar levar pelo ódio, raiva, rancor de uma pessoa que é filha do mesmo Pai do qual todos são. E Deus, este Pai que ama todos os seus filhos, pede para que seus filhos também vivam o amor. Não amar ao próximo é deixar de amar os filhos de nosso Pai.

Quando tivermos a consciência e enxergarmos o nosso próximo como irmão, estaremos enxergando no nosso proximo a imagem e semelhança que cada um de nós trazemos a de Deus, nosso Pai !

Lucas 6, 27 -31
“Digo-vos a vós que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, abençoai os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra. E ao que te tirar a capa, não impeças de levar também a túnica.  Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames.  O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles.”

Mateus 5, 22-23

“Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: Raca, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena. Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta.” 

João 4, 8-11

“Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele. Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados.  Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!