26 de outubro de 2011

Cruz da Jornada Mundial da Juventude e Ícone de Nossa Senhora esteve em Mogi Guaçu

 
Emoção, graça e um fato histórico. Assim pode-se resumir o dia 24/10/2011 para Mogi Guaçu. Representando a Diocese de São João da Boa Vista, a qual faz parte, a cidade recebeu a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora.

A Cruz da JMJ foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo. O desejo do Santo Padre foi acolhido e desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude.

Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do pais sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

No ano de 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, "Salus Populi Romani", uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na basílica Santa Maria Maior.


"Hoje eu confio a vocês (...) o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas" - João Paulo II

Preparação


Ja que a próxima JMJ será no Brasil, em 2013, no Rio de Janeiro, a Cruz e o Ícone passarão, até lá, por diversas dioceses do país. Mogi Guaçu representou a diocese e durante todo o dia recebeu muitas pessoas na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, onde a Cruz e o Ícone puderam ser venerados dentro da Igreja da Capela.

Momentos de Oração e Terços foram rezados entre 05hs30 e 19hs, quando a Cruz e o Ícone saíram no caminhão do Corpo de Bombeiros em carreata rumo ao Ypê II, onde na presença do Bispo Diocesano Dom Davi e de vários padres da cidade foi realizada uma Missa Campal Solene, na praça em frente a Igreja de São Judas Tadeu.



Centenas de pessoas acompanharam a Santa Missa, que teve um testemunho belíssimo sobre a ida de jovens guaçuanos a JMJ 2011 em Madrid e uma apresentação do Ministério Restauradança (Grupo J. Paulo II).

Na homilia, Dom Davi afirmou que o evento faz parte da preparação de todos para a JMJ 2013 no Rio.
Uma queima de fogos encerrou o evento.

Testemunho - Momento Histórico e de Bençãos


A presença da Cruz, simbolo do Amor de Cristo que nela morreu por cada um de nós e a possibilidade de venerar o Ícone de Maria, nossa Mãe que nos trás Jesus e nos ensina a estarmos diante da cruz, é um momento especial e único. Somos a Igreja da Cruz e por isso a exaltamos. Jesus em seu amor infinito esteve na cruz e nos chama a tomar-mos a nossa cruz e segui-lo. Mas sabemos que a Cruz não é o fim. É preciso passar pela cruz, mas Jesus vence, e nos trás a certeza: Vitória é o que vem depois da cruz.

Diante da Cruz e do Ícone, pude rezar e pedir pelos jovens, pelas famílias e receber bençãos do Senhor na minha vida. E tive a alegria de ver jovens afastados da Igreja despertarem interesse pela presença da cruz em Mogi Guaçu. 

Tocar dois simbolos de fé abençoados por João Paulo II, a cruz peregrina e o ícone que passaram por vários países é algo inexplicável. Agora somos chamados a caminhar na certeza de que o Senhor nos chama a assumir a cruz, a dar passos frimes rumo a JMJ 2013 no Rio de Janeiro. Prescisamos ser uma juventude que o mesmo João Paulo II chamou de Sentinelas da Manhãs, a qual deu a ordem de não ter medo e construirmos como jovens plenos do Espírito Santo, unidos a toda a Igreja, a Civilização do Amor. Beato João Paulo II, rogai por nós !


Neste momento histórico Deus agiu, esteve no meio de nós e derramou graças sobre todos nós - Igreja Católica de Mogi Guaçu - que representando a Diocese foi presenteada com a felicidade de receber dois presentes de João Paulo II e as bençãos de Deus !


JMJ 2013 - No Peito Eu Levo Uma Cruz, no meu coração o que disse Jesus.

A música Nova Geração faz parte da divulgação da Jornada Mundial da Juventude 2013. O clipe, divulgado na Internet reúne grandes e conhecidos nomes da música católica. A canção composta pelo Padre Zezinho tem uma letra linda, com um ritimo jovem e bem brasileiro.



Nova Geração
Composição: Padre Zezinho

Eu venho do sul e do norte, do oeste e do leste, de todo lugar
Estradas da vida eu percorro levando socorro a quem precisar
Assunto de paz é meu forte
Eu cruzo montanhas e vou aprender
O mundo não me satisfaz o que eu quero é a paz, o que eu quero é viver.

No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus
No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus


Eu sei que não tenho a idade da maturidade de quem já viveu
Mas sei que já tenho a idade de ver a verdade o que eu quero ser eu
O mundo ferido e cansado de um negro passado de guerras sem fim
Tem medo da bomba que fez, a fé que desfez mas aponta pra mim
Eu venho trazer meu recado, não tenho passado mas sei entender
Um jovem foi crucificado por ter ensinado a gente viver
Eu grito ao mundo descrente que eu quero ser gente, que eu creio na cruz
Eu creio na força do jovem que segue o caminho de Cristo Jesus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!