21 de outubro de 2011

O Sofrimento nos Fortalece

Todo ser humano, no passado ou no presente ja sofreu por alguma razão. Ha quem diga que sofrimento faz parte da vida, o que é bem verdade. Mas Deus nos faz aprender muito quando estamos no meio de uma tribulação. Se a vida fosse só alegria, não aprenderiamos muitas coisas essênciais. No momento de dificuldade, muito de nós é colocado a prova. Não só os fatores diretamente ligados ao sofrimento mas até mesmo a nossa fé são provações as quais encaramos ao sofrer.

Existem pessoas que no primeiro sofrimento que passam, abandonam sua fé. É preciso entender que viver buscando a santidade tem momentos de sofrimento. Deus permite nosso sofrimento para ver o quanto temos de fé, de esperança e nossa confiança Nele, que como Pai nunca nos abandona, principalmente nas horas díficeis. Alguns ao primeiro vento fazem como Pedro fez no mar e fraquejam.

Jesus tambem sofreu nós na cruz pagando pelos nossos erros. E nos mostrou que depois da Cruz vem a vitória.

Ele fez a vontade do Pai e por amor a nós, derramou seu sangue para nos salvar. Devemos sempre fazer a vontade de Deus. Nas horas de sofrimento nossa fé tem que ser multiplicada. Confiar em Deus, se apegar ao Senhor e tirar as lições daquilo que está acontecendo é fundamental para quem quer o alto - pois a recompensa é muito grande.

Ha quem sofra por amor, outros por uma doença, por estar desempregado, em algum vício, por problemas familiares, no trabalho, na escola… Hoje em dia existe uma angústia muito grande nas pessoas que querem tudo muito depressa. E essa ansiedade leva ao sofrimento. Outros fatores de sofrimento são consequencias de nossos pecados.

Mas todo sofrimento gera uma lição. E o Senhor nos pede a olhar para essas dificuldades de nossa vida (das quais ninguem está imune) e perceber onde erramos, onde podemos consertar, onde devemos mudar. E quando tudo parecer perdido, confie em Deus. Jesus vai estar sempre conosco e nosso Pai sempre vai nos dar um recomeço, uma esperança.

E quando o sofrimento passa, recebemos recompensas. Uma delas percebemos quando olhamos para traz e pensamos: eu venci ! Deus estava comigo e me deu força. Para vencer o sofrimento é preciso força e Deus nos concede essa força, pela graça do derramamento do Espírio Santo. Nas horas dificeis, estar em oração, ouvir a palavra de Deus e esperar no Senhor é nossa força. E ao fim da tempestade veremos o quanto mais fortes, mas corajosos estamos pois com Deus, nossa esperança e vitória, passamos pelos maus momentos. É hora de louvar ao Senhor e estar convicto: dentre as muitas lições que o sofrer nos traz, sentir que estamos mais fortes é nossa maior aprendizagem.

Outra maravilhosa recompensa é o Céu. A Biblia nos fala isso, como em um dos contextos da passagem de Lázaro. Ele sofreu muito durante a vida, mas alcançou o céu. No livro de Jó temos o exemplo do sofrimento como provação e que a fé em Deus nos faz vitoriosos. Também é preciso pensar que sofrimento não é empecilho para ser feliz. Quantos passam necessidade na vida mas tem um sorriso no rosto por saber que Deus zela por elas. Como diz a canção, "muitos choram, mas não desistem de viver…muitos choram sorrindo".

Nós choramos, nós temos medo, inseguranças, dificuldades. Mas nós temos Deus em nossa vida, somos amados pelo nosso Pai, Jesus veio ao mundo para nos salvar e somos templos do Espírito Santo. Na hora do sofrimento, Deus vai estar conosoco e com Ele a vitória é certa !

Salmo 30, 5
"Pela tarde, vem o pranto, mas, de manhã, volta a alegria."

João 16,20-22.33
"Quando a mulher está para dar à luz, sofre porque veio a sua hora. Mas, depois que deu à luz a criança, já não se lembra da aflição, por causa da alegria que sente de haver nascido um homem no mundo. 22 Assim também vós: sem dúvida, agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria. Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria. 33 Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo."

II Coríntios 12, 10
"Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte."

Lucas 16,20-23.25
"Havia também um mendigo, por nome Lázaro, todo coberto de chagas, que estava deitado à porta do rico. Ele avidamente desejava matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico… Até os cães iam lamber-lhe as chagas. Ora, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. E estando ele nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viu, ao longe, Abraão e Lázaro no seu seio. Abraão, porém, replicou: - Filho, lembra-te de que recebeste teus bens em vida, mas Lázaro, males; por isso ele agora aqui é consolado…"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!