17 de setembro de 2011

Conhecer a Palavra de Deus e ser Fiel (Setembro - Mês da Bíblia)

A Igreja Católica coloca Setembro como o mês da Bíblia. Devemos ler e vivenciar a Palavra de Deus o ano todo, mas nesta época do ano em especial, somos chamados a uma reflexão ainda maior sobre a Bíblia. O Senhor fala conosco através da Palavra.

Quem não costuma ler diariamente a Bíblia, é chamado a conhecer e passar a ter o hábito de ler mais o Santo Livro. Para quem lê a Palavra com freqüência, em setembro pode ajudar a difundir toda a sabedoria da Bíblia e levar mais pessoas a leitura. O convívio diário com a Palavra nos fortalece. É preciso conhecer a Bíblia pois nela contém a voz de Deus.


Antigo Testamento: Conhecemos a história da criação, a trajetória do Povo de Deus, os livros de sabedoria, os Salmos os profetas entre outras narrações em 46 livros. 

Novo Testamento: São 27 escritos que começam no anuncio da Boa Nova - os Evangelhos. Os quatro evangelistas  Mateus, Marcos, Lucas e João narram a vida de Jesus Cristo e os ensinamentos do Senhor. Também temos o Atos dos Apóstolos que nos fala dos primeiros cristãos e do início da caminhada da Igreja. E as cartas de São Paulo, São Pedro e São João - que também escreve o Apocalipse.
Temos um tesouro inigualável de amor e sabedoria na Bíblia. É um livro de fé, mas que não fica sendo somente um livro. A Bíblia é Palavra Viva ! Conhecer a Bíblia é dever de todo católico e ter contato com ela é fundamental para nossa vida de santidade. 

Aqueles que por algum motivo não podem ler a Bíblia, precisam e devem pedir auxilio a comunidade, a família, para ter intimidade com a Palavra. E quem não lê por preguiça, desperdiça a chance de ser alimentado e crescer em sabedoria pela Palavra de Deus. Quem tiver a oportunidade, pode fazer um curso bíblico e conhecer ainda mais profundamente a Bíblia.

Alem de ler a Palavra é preciso viver o que ela nos pede. Se por ventura você não compreender algum versículo, capítulo, coloque-se em oração, pergunte ao Senhor o que Ele quer ensinar. Procure também um sacerdote ou alguém da comunidade que possua um conhecimento mais profundo da Bíblia para orienta-lo. 
IMPORTANTE: É necessário cuidado para não interpretar a Bíblia "ao pé da letra", é preciso discernir sobre algumas passagens e entender o contexto que ela se coloca, quando muitas vez o sentido figurado revela um significado especial naquela cena, naquele ensinamento. Por isso oração e conhecimento são fundamentais.

Com entendimento do que a Palavra nos ensina, pedindo sempre ao Espírito Santo para nos iluminar, devemos evangelizar e ser fiel na nossa conduta ao que o Evangelho nos diz, ao que a Bíblia nos revela. 

A leitura da Bíblia é tambem uma forma de oração pela qual podemos falar e ouvir nosso Deus, glorificar e sermos amados pelo Senhor. Quantas vezes diante de um problema, diante de um desafio, acuados pelo medo, pela dor, recorrendo a Bíblia, o Senhor nos trás conforto e alivio diante do sofrimento. Jesus afirmou a nós que céus e terras passarão, mas suas palavras não passarão. A Bíblia Sagrada é a verdade de Deus revelada a nós.

Ninguém ama e nem anuncia o que não conhece. Como amar a Palavra e ser fiel se não há um conhecimento. Faça o propósito de ler sempre a Bíblia. Ha quem afirme que com 4 capítulos diários, em um ano é possível ler a Bíblia inteira com entendimento. Se coloque neste desafio. O mundo necessita urgente de anunciadores. Conheça a Bíblia e seja fiel, pois é a voz de Deus falando ao seu coração. Recorra a Palavra de Deus. Não podemos mais permanecer na ignorância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!