12 de agosto de 2011

Oração - Uma Necessidade Vital

Na oração nos colocamos num diálogo de intimidade com Deus. Infelizmemnte, muitas vezes, passamos na frente toda a qualquer situação "prioritária" nos esquecendo que é preciso colocar Deus em primeiro lugar. A prece só acontece no momento de desespero.

Uma comunhão maior com Deus evitaria muitos sofrimentos na nossa vida. Mas a ausência da oração nos leva a muitas consequencias ruins e só então gritamos pelo socorro de Deus. Ele, em sua misericórdia vem nos auxiliar. Mas uma vida de oração apenas de conveniência não combina com um cristão.


A oração é nossa força.
 
Rezar é ter manter-se em intimidade com aquele que sempre nos estende a mão, que nos ama, que nos auxilia. Como não viver em oração diante de tantas tentações, dificuldades e provações que enfrentamos na vida? Não podemos deixar a oração apenas para a hora do desespero, apenas para pedir. Ë também preciso louvar, agradecer, deixar Jesus tomar parte da nossa alegria uma vez que Ele é a razão da nossa alegria.

Oração e Santidade

Catecismo da Igreja Católica (CIC - 2725): "A oração é um dom da graça, mas pressupõe sempre uma resposta decidida da nossa parte, porque o que reza combate contra si mesmo, contra o ambiente e sobretudo contra o Tentador, que faz tudo para retirá-lo da oração. O combate da oração é inseparável do progresso da vida espiritual."

Esse parágrafo é riquissimo em afirmar a realidade da nossa oração. Ë uma luta espiritual inevitável a quem busca a santidade. Orar é um dom, uma benção. Por isso o inimigo quer nos fazer fracos para rezar, pois através da oração abalamos e vencemos as forças malígnas.

A oração é também um momento de alegria, de gratidão, de partilhar com Deus nossas vitórias, dividir com o Senhor nossa felicidade, consagrar a Deus nossa vida e pela ação do Espírito Santo receber a Paz do Senhor, que nos alivia, nos ama, nos restaura e fortalece. Na Bílblia, Paulo nos aconselha: "Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5,17), "sempre e por tudo dando graças a Deus Pai, em nome de nosso Senhor, Jesus Cristo" (Efésios 5,20).

(CIC - 2745): "Oração e vida cristãs são inseparáveis. (...) Ora sem cessar aquele que une a oração às obras e as obras à oração. Somente dessa forma podemos considerar como realizável o principio de orar sem cessar."

(CIC - 2744): "Orar é uma necessidade vital. A prova contrária não é menos convincente: se não nos deixarmos levar pelo Espírito, cairemos de novo na escravidão do pecado. Como o Espírito Santo pode ser "nossa Vida", se nosso coração está longe dele? Nada se compara em valor à oração; ela toma possível o que é impossível, fácil o que é difícil. E impossível que caia em pecado o homem que reza. Quem reza certamente se salva; quem não reza certamente se condena."

A Igreja ainda nos ensina a não fazer oração só quando temos tempo, mas "reservamos um tempo para sermos do Senhor". Se nossa vida não traduz essa ensinamento da Igreja, precisamos alimentar nossa vida de oração.

Confiança, Gratidão e Louvor

Precisamos perseverar pois Jesus nos prometeu: Por isso vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que o tendes recebido, e ser-vos-á dado." (Marcos 11,24). "Tudo é possível para quem crê" (Marcos 9,23). Mas não podemos ficar apenas pedindo, mas também agradecer percebendo tudo o que Deus faz. Glorificar, agradecer, bendizer o Senhor, Adorar e se prostar diante Daquele que é digno de Todo Louvor.

Na Internet corre um e-mail que nos conta linda e reflexiva história.

Uma mulher necessitando de alimento para seus filhos mas sem poder comprar vai até uma armazem e pede ao dono que lhe venda com a promessa de quando ela tiver dinheiro lhe pagaria. Ele se recusa a vender até que um outro freguês se propõe a pagar tudo o que ela precisar. Então, o dono da venda desafia a mulher a por na balança uma lista do que ela precisava. O peso da lista seria o que ele lhe daria em mantimentos e o que o outro freguês pagaria.

Ela escreve num papel algumas palavras e põe na balança o papel. O prato da balança desce imediatamente e por mais que o comerciante tentasse equilibrar a balança enchendo o outro prato com mantimentos, o lado com o papel permanecia em baixo. Ele por fim lhe deu os mantimentos, ficando admirado ao ver que no papel, ao invés de uma lista de mantimentos, havia uma oração: MEU SENHOR, O SENHOR CONHECE AS MINHAS NECESSIDADES E EU ESTOU DEIXANDO ISTO NAS SUAS MÃOS.

Só Deus conhece o peso e o valor de uma oração !



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!