30 de junho de 2011

O Conselho da Mãe

João 2,1.5: "Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho. Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser."

A mãe de Jesus (e nossa mãe), na Bodas de Caná realizou uma das pregações mais simples e mais belas que podemos ouvir. Claro que o termo "pregação" neste caso é uma força de expressão, mas o que Maria nos ensinou é valioso como todo conselho de mãe.

Na ocasião do primeiro milagre de Jesus, narrado por João no capítulo 5 de seu evangelho, Jesus diz a sua mãe que ainda não havia chegado a sua hora. Maria em seu coração sabia que sim aquela era a hora de Jesus realizar seu primeiro milagre e intercede por aqueles que ja não tem mais vinho, confiando ao Filho a certeza de que a hora chegou.

Aos que pedem sua ajuda, Nossa Senhora responde com uma certeza e ensina a atitude que todo cristão deve ter: "Fazei o que Ele vos disser."

Caros irmãos, este é o segredo da nossa felicidade, o sentido da nossa fé e a atitude que devemos tomar na nossa vida. Aquele que ama o Senhor faz o que Ele diz, ouve a voz do Cristo e é feliz, busca a salvação e é luz neste mundo.

Maria pela simplicidade nos ensina algo muito valioso. É um recado, um conselho que não se limita apenas para os serventes do casamento na Galiléia. Estas palavras são para nós hoje que precisamos ouvir a voz do Senhor, fazer tudo o que Ele disser.


Temos várias passagens bíblicas onde Jesus ensina, aconselha e nos dá instruções. A Palavra de Deus que todo o ensinamento de Cristo e em oração podemos ouvir a voz de Deus falando conosco. A Igreja nos deu o Catecismo da Igreja Católica que nos permite compreender ainda mais a doutrina da Igreja de Cristo, inspirada e movida pelo Espírito Santo.

São muitas as vezes que Cristo fala conosco, mas muitas vezes não deixamos ou não queremos ouvir a voz de Deus. Quantas vezes na vida não sofremos, não nos machucamos porque não sabemos ouvir nem obedecer ? Insistimos em fazer do nosso jeito, persistimos no erro e depois sofremos.

Hoje a Mãe tem um conselho: Fazei tudo o que Cristo disse. Esta é a maneira de ser feliz, de buscar a felicidade e caminhar para o céu. Não podemos mais ignorar o que Deus nos pede pois é justamente pela teimosia humana em não ouvir Deus que o mundo padece. Quem confia no Senhor, quem ouve o que Ele fala jamais se perde.

Maria nos exemplifica

Quando o anjo anuncia a Virgem Maria que Ela será mãe do Filho de Deus ela tem a certeza, a fé e a confiança em Deus e dá o seu SIM para que o Senhor faça. Maria fez o que Deus lhe disse e cumpriu a missão de ser Mãe de Jesus. Em Caná, cumpre sua missão de intercessora e evangeliza com um conselho de mãe !

Que pelo exemplo e conselho da Mãe, sejamos obedientes ao Cristo e possamos ser tão bem-aventurados como Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!