30 de agosto de 2016

Vitrine de Santidade

Há uma antiga história, atribuida a São Francisco de Assis, onde conta-se que ele e um noviço saíram certa vez para pregar. Andaram por algum tempo, conversaram com algumas pessoas e então voltaram para casa. O noviço então questionou porque não haviam pregado. E Francisco disse: "As pessoas ouviram, eles observaram nossa atitude e comportamento, essa foi nossa mensagem". Tal fato nos recorda ainda a frase de São Francisco que dizia: “Pregue sempre o evangelho. Se necessário, use palavras".

São Francisco de Assis
Precisamos pregar com a nossa vida. As pessoas precisam ver em nós a vivência daquilo que anunciamos e observar em nós exemplos de uma vida em Cristo. Dessa forma, seremos uma vitrine de santidade, mostrando e vivenciando o Evangelho na prática, para que muitos encontrem Jesus por nosso testemunho.

Uma loja coloca na vitrine aquilo que ela tem de melhor. É uma forma de levar as pessoas a entrarem no estabelecimento e levaram para suas vidas aquilo que a loja tem a oferecer.  Se somos vitrine de santidade, temos que mostrar a verdade de Cristo, mostra o próprio Cristo em nós a fim de que as pessoas tambem desejem ter em suas vidas a graça que carregamos.

Há algumas vitrines do mundo, que não mostram o que há de melhor (muito pelo contrário!), mas o que há de mais sedutor para nos enganar. Muitos são atraídos por essas ofertas de pecado, acreditando que tais coisas podem acrescentar algo em suas vidas. Mas só encontram o vazio. Nas vitrines do pecado, lobos estão em pele de cordeiro, o que parece bonito na verdade é mera ilusão. Infelizmente, muitos ainda se deixam levar e precisam ser resgatados. Nossa missão de cristão é que eles vejam em nós o quanto é bom ser de Deus e também desejem ser.

Que vitrine eu sou? E para qual vitrine eu olho?

São Paulo nos diz: "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados" (Efésios 5,1). Para ser uma vitrine de santidade, devemos ser imitadores do Senhor. Em nossas atitudes, sermos coerentes com a Palavra, cumprir os mandamentos, deixar que o Espírito Santo manifeste em nós a graça de Deus e colocar nossos dons a serviço. De tal forma que ja não seja eu quem viva, mas que Cristo viva em mim (cf. Gl 2,20).

Se as pessoas não veem o Evangelho naquilo que faço e eu não sou coerente com a Verdade que anuncio, acabo sendo um contra testemunho na vida do outro. Quantos não desanimam por verem o pecado do outro. Isso quando não resolvem fazer igual. Quando eu começo a agir segundo a vontade do Pai, as pessoas verão em mim a imagem e semelhança de Deus. E muitos poderão ser convertidos graças a nossa fidelidade em transmitir Jesus em cada gesto. Há uma frase, também de São Francisco de Assis, que diz: "Tome cuidado com a sua vida, porque talvez ela possa ser o único Evangelho que o teu irmão irá escutar".

Cristo é a grande vitrine de santidade para o mundo. Jesus é a referência para quem busca as coisas do alto e quer chegar a Vida Eterna. É com os olhos fixos no Senhor que eu não serei levado a adiquirir a oferta do pecado, mas ficarei cheio da graça do Senhor. Desejarei cada vez mais amar como Jesus amou e viver como Jesus viveu. E muito também desejarão a Deus porque enxergam em mim Seu Amor.

Oração: Senhor Jesus, dá-me a graça de ser luz para o mundo a partir da vivência do Evangelho. Eu desejo hoje ser um imitador de Cristo, desejo ser coerente com aquilo que conheço e por muitas vezes anuncio. Ajuda-me a assumir minha imagem e semelhança do Senhor e ser uma verdadeira vitrine de santidade para pessoas, ja que talvez o único Evangelho que vão ler seja o meu testemunho de vida. Que eu não me desvie do Teu olhar, que eu não seja tentado a olhar para as seduções do pecado, a fim de que não caia em tentação e não seja um contra testemunho da fé que acredito. Eu quero hoje Senhor que Cristo viva em mim e que assim sendo, as pessoas possam ver a sua graça manifestada em minha vida e que pelas minhas atitudes muitos possam encontrar a felicidade de ser de Deus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!