25 de março de 2013

Vamos celebrar a Semana Santa

Após vivermos o tempo quaresmal, damos início a Semana Santa. Dias em que viveremos a memória da Paixão de Cristo, celebraremos o amor inifinito do Senhor que se doou por cada um de nós, aniquilou-se como cordeiro de Deus na cruz, mas venceu a morte para nos dar esta vitória sobre o pecado. Fomos a preço de sangue salvos por Jesus.

Celebração da Semana Santa

Na quarta-feira celebramos a Procissão de Encontro, quando Nossa Senhora encontra-se com Jesus. Maria, mãe das dores, esteve a todo o momento fiel e em pé no caminho do calvário. Sendo mãe de Cristo, esteve junto ao seu filho, mas sabia qual era a vontade de Deus e se fez serva em todos os momentos.

A quinta-feira marca o início do Triduo Pascal. Na Santa Missa do Lava Pés, lembramos que Jesus antes de ceiar com os apóstolos pela ultima vez, lavou os pés de cada um deles, se pondo a serviço. Tambem lembramos a Instituição da Eucaristia. Nesta mesma missa, celebramos de modo solene, a ultima ceia, quando Jesus fez do pão e vinho, Seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

Esta Santa Missa se encerra em silêncio e sem a benção final. Na verdade, ela não termina propriamente. Voltamos para nossa casa. É momento de oração, jejum e vigilia, ja vivendo o momento do sofrimento de Cristo.

As 15hs da Sexta-Feira, Sexta Feira da Paixão, voltamos a Igreja para dar prosseguimento a esta celebração da quinta. Na Sexta-feira Santa não há missa, mas a Adoração da Cruz. É hora de silêncio e oração.  "Tudo está consumado" - João 19,30. Lembramos a morte de Jesus na cruz.

Morrer não é o fim.

Em alguns locais, na sexta a noite lembramos a Via Sacra e a procissão com Nosso Senhor morto. Paira um grande silencio sobre a Terra, e assim deve estar nosso coração, durante o dia todo, em oração, jejum (na sexta feira santa se abstem de carne vermelha).

O Sábado Santo é de silêncio e espera. Ao pôr do sol voltamos a Igreja, que se encontra nas trevas (por isso a Vigilia de Pascoa começa com as luzes da Igreja apagadas). Mas ao inicio da Vigilia, o sacerdote dará a Benção do Fogo Novo.

A Luz de Cristo rompe as trevas, a Igreja se ilumina com velas acessas pelo fogo abençoado que vem no Círio Pascal, que adentrando a Igreja, é o sinal da luz de Cristo.

Neste momento, a Igreja Católica Apostólica Romana entoa o que é pra mim o mais belo canto da nossa religião: a Proclamação da Páscoa.


Jesus, que foi a Mansão dos Mortos, resgatar aqueles que morreram antes Dele vir ao mundo morrer por nossos pecados, ressucitou, vitorioso, sobre a Morte. A pedra que tapa o Sepulcro ja não pode conter tanta vida que há la dentro. São Paulo faz a pergunta pertinente: "Onde está, ó morte, está tua vitória ?" (1 Corintios 15,55).

A cruz não foi o fim, a morte não teve a ultima palavra. O noite de alegria de verdadeira, que une de novo o céu e a terra inteira. O Senhor ressucitado está. É Pascoa, a passagem da morte para a vida.

Vamos preparar nosso coração

Que durante essa semana, nossa fé manifeste nosso amor pela Igreja e pela Palavra de Deus, que possamos em oração, jejum e dando seguimento a penitência que nos propomos no início da quaresma (a penitência só termina após a Vigília de Páscoa, no sábado) viver bem essa Semana Santa.

Que seja realmente Santa esta semana em nossas vidas, celebrando com amor e fé a Paixão e Morte de Cristo, cientes do Amor incondicional que Ele teve por cada um de nós e certos que a vida vence, o amor triunfa, e Jesus ressucita ao terceiro dia.

Uma abençoada Semana Santa a todos !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!