1 de março de 2013

Sé Vacante - Oremos !


Diante da renúncia acontecida em 28/02/2013 ás 20hs (horário de Roma) do agora Papa Emérito Bento XVI, enquanto aguarda-se a eleição do novo pontifície da Igreja Católica, vivemos o período de Sé Vacante (ou Sede Vacante - ambos os termos são corretos). O cargo de Papa está vago. Como fiéis católicos, é um momento de nos unirmos em oração pela Santa Igreja. Peçamos o Espírito Santo sobre os cardeais e sobre a barca de Pedro que por estes dias aguarda o novo sucessor do apóstolo.

Oremos a Deus para que seu Santo Espírito que conduz a Igreja Católica ilumine os cardeais no Conclave - que deve acontecer nos próximos dias - e que escolham, a luz da vontade do Senhor, o novo Papa. É hora de joelhos no chão, de orar, interceder pela Igreja Católica Apostólica Romana.

Neste tempo de Sé Vacante, não devemos dar ouvidos a mídia tendenciosa que fica especulando possiveis nomes para serem o Papa e nem a lendas e profecias infundadas e absurdas, que ficam tentando advinhar coisas, prever o fim do mundo etc. Sabemos que "as portas do inferno não prevalecerão" (Mateus 16,18) sobre a Igreja e que Jesus está conosco.

Sobre o período de Sé Vacante, a Constituição Apostólica Universi Domini Gregis, promulgada pelo Papa João Paulo II em 1996 nos diz:

"84. Durante a Sé vacante, e sobretudo no período em que se realiza a eleição do Sucessor de Pedro, a Igreja está unida, de modo muito particular, com os Pastores sagrados e especialmente com os Cardeais eleitores do Sumo Pontífice, e implora de Deus o novo Papa como dom da sua bondade e providência. Com efeito, seguindo o exemplo da primeira comunidade cristã, de que se fala nos Atos dos Apóstolos (cf. 1,14), a Igreja universal, unida espiritualmente com Maria, Mãe de Jesus, deve perseverar unanimamente na oração; deste modo, a eleição do novo Pontífice não será um fato disjunto do Povo de Deus e reservado apenas ao Colégio dos eleitores, mas, em certo sentido, uma ação de toda a Igreja. Estabeleço, portanto, que, em todas as cidades e demais lugares, ao menos naqueles de maior importância, após ter sido recebida a notícia da vacância da Sé Apostólica e, de modo particular, da morte do Pontífice, depois da celebração de solenes exéquias por ele, se elevem humildes e instantes preces ao Senhor (cf. Mt 21,22; Mc 11,24), para que ilumine o espírito dos eleitores e os torne de tal maneira concordes na sua missão, que se obtenha uma rápida, unânime e frutuosa eleição, como o exigem a salvação das almas e o bem de todo o Povo de Deus."

Oremos pela Santa Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!