25 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade 2012

Tema: Fraternidade e a Saúde Pública.
Lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra" - Eclo 38,8


A Campanha da Fraternidade deste ano nos leva a refletir sobre uma questão vital de nossa vida e principalmente em nosso país. Cuidar da saúde é uma pratica de santidade. Afinal, somos templos do Espirito Santo e precisamos mais do que nunca zelar por uma vida saudavel, conscientes de que excessos e descuidos com a saúde nos trazem sofrimento, nos fazem por em risco nossa vida e não implicam em uma vida feliz. Afinal todos querem e precisam ter saúde. De que forma a buscamos é um tema a ser levantado nesta quaresma pela CF.

Também somos chamados a doar um pouco de nós a quem perdeu a saúde e necesssita de cuidados. Ajudar essas pessoas que são nossos irmãos, buscar junto a comunidade uma ato de solidariedade com essas pessoas. Cobrar ainda, de nossos governantes e nos mobilizar com um trabalho Pastoral. Precismos mais do que nunca fortalecer a Pastoral da Saúde em nossas comunidades, criar novos núcleos desse trabalho onde ainda não há e termos a consciencia de que quem não está a frente pode ajudar de muitas outras formas. Todos somos chamados a ser solidários com os enfermos.

Há no Brasil uma urgente necessídade de se discutir com transparencia e seriedade o sistema de saúde e todas as necessidades urgentes que estão na realidade de muitas cidades. É tempo de se levantar essas questões e buscar uma integração da socidade para uma melhor qualidade da saúde. Isso na prática seria cobrar o que é de direito: Saúde para todos, uma vez que o lema da campanha é uma passagem bíblica que clama por isso: "Que a saúde se difunda sobre a terra" - Eclo 38,8.

Ser presença

No sentido de amor ao semelhante, a Campanha da Fraternidade também nos convida a darmos atenção as pessoas. Quantos não temos bem próximos de nós pessoas enfermas que sofrem as vezes não somente pelo mal que as atinge, mas pelo abandono de familiares, maltratos e outras situações.  Muitas vezes a presença de alguem junto a essas pessoas já é um grande remédio em meio ao problema. O Papa Bento XVI falando sobre o tema da CF ressaltava exatamente este ponto:

"Com o seu exemplo diante dos olhos, segundo o verdadeiro espírito quaresmal, possa esta Campanha inspirar no coração dos fiéis e das pessoas de boa vontade uma solidariedade cada vez mais profunda para com os enfermos, tantas vezes sofrendo mais pela solidão e abandono do que pela doença".

Quaresma

Neste tempo de conversão que a Igreja vive, durante os 40 dias da quaresma, voltados para a CF 2012 vemos campos de trabalho que podemos viver uma forte conversão. Se ainda não priorizamos nossa saúde, se vivemos colocando-a em risco por maus hábitos, uma vida desrregrada somos chamados a buscar a qualidade de vida. Afinal Deus não quer nos ver doentes e que pecado quando nós mesmos provocamos doenças em nós. É precismo mudar hábitos em nós se estamos deixando de lado a vida saudável.

Também somos chamados a cobrar de nossos governantes um maior cuidado com a saúde pública, nos engajarmos em trabalhos ou pelo menos sermos solidários em nossa comunidade com as pessoas que necessitam de cuidados com a saúde.

E por fim também somos chamados como nos disse o Papa a sermos solidários com as pessoas que muitas vezes sofrem mais pelo abandono que pela doença. Quantos não estão hoje necessitando de um pouco de nosso amor e presença ao lado delas. Assim também seremos parte da cura ou instrumentos de Deus para aliviar o sofrimento das pessoas.

Que tenhamos uma santa quaresma !

Texto Base da CF 2012 para download (Site da CNBB)
http://www.cnbb.org.br/site/component/docman/doc_download/1572-texto-base-da-cf-2012

Objetivos CF 2012

Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável. Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade.

Alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe.

Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos socioculturais de nossa sociedade.

Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e à reivindicação do seu justo financiamento.

Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde” (cf. p. 12 do Texto-Base da CF).

Hino CF 2012

Letra: Roberto Lima de Souza
Música.: Júlio Cézar Marques Ricarte


1. Ah! Quanta espera, desde as frias madrugadas,
Pelo remédio para aliviar a dor!
Este é teu povo, em longas filas nas calçadas,
A mendigar pela saúde, meu Senhor!

Tu, que vieste pra que todos tenham vida, (Jo 10,10)
Cura teu povo dessa dor em que se encerra;
Que a fé nos salve e nos dê força nessa lida, (Mc 5, 34)
E que a saúde se difunda sobre a terra! (Cf Eclo 18,8)

2. Ah! Quanta gente que, ao chegar aos hospitais,
Fica a sofrer sem leito e sem medicamento!
Olha, Senhor, a gente não suporta mais,
Filho de Deus com esse indigno tratamento!

3. Ah! Não é justo, meu Senhor, ver o teu povo
Em sofrimento e privação quando há riqueza!
Com tua força, nós veremos mundo novo, (Cf Ap 21,1-7)
Com mais justiça, mais saúde, mais beleza!

4. Ah! Na saúde já é quase escuridão,
Fica conosco nessa noite, meu Senhor, (Cf Lc 24,29)
Tu que enxergaste, do teu povo, a aflição
E que desceste pra curar a sua dor. (Cf Ex. 3,7-8)

5. Ah! Que alegria ver quem cuida dessa gente
Com a compaixão daquele bom samaritano. ( Lc. 10,25-37)
Que se converta esse trabalho na semente
De um tratamento para todos mais humano!

6. Ah! Meu Senhor, a dor do irmão é a tua cruz!
Sê nossa força, nossa luz e salvação! (Cf. Sl. 27,1)
Queremos ser aquele toque, meu Jesus, (Cf. Mc. 5,20-34)
Que traz saúde pro doente, nosso irmão!

Oração da CF 2012

Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.

Amém
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!