17 de dezembro de 2011

A Força da Juventude

Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade. (I Timóteo 4,12)

Vigia cuidadosamente a jovem que não se retrai dos homens, para que não se perca, achando ocasião. (Eclesiástico 26,13)

Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno. (I São João 2,14b)

Os textos bíblicos acima mostram a importancia dessa época da vida chamada juventude. É um tempo especial na nossa vida em que somos chamados a tomar decisões importantes e sobretudo a santidade - uma vez que as tentações são muitas e o mundo sobretudo nos tempos atuais tenta corromper os jovens para que não se voltem para sua verdadeira alegria que é Deus.

O mundo tenta perder os jovens pois sabe a força que eles tem, como diz João em sua primeira carta. A Palavra de Deus permanecendo no coração do jovens faz com que ele vença o pecado, não caia nas ciladas do inimigo, porque o jovem é forte, tem disposição, ânimo para incendiar o mundo pelo fogo do Espírito Santo.

Por isso, é preciso preservar a juventude dos perigos do mundo e canalizar sua força nas coisas boas. João Paulo II, que tanto amou e zelo pelos jovens, convocou-os a ser Santos sem Deixar de Ser Jovens. A vivencia dessa santidade implica num modelo de vida que vai contra as propostas mundanas e que se consome no amor a Deus, a doação a implantação do Reino de Deus neste mundo.

Quando mostra sua força o jovem consegue movimentar o mundo.

Na história, são muitos os momentos marcantes em que a juventude quando se uniu conseguiu se posicionar contra os erros do mundo. Há cerca de 20 anos, a juventude foi as ruas de nosso país lutar contra a corrupção e derrubou um presidente. Um jovem se colocou diante de um tanque de guerra e o impediu de prosseguir em certa ocasião. E desde os anos 80, a juventude católica tem se reunido a cada 3 anos na Jornada Mundial da Juventude.

E defendendo a JMJ, que acontecerá no Brasil em 2013, a juventude brasileira católica demonstrou mais uma vez sua força. Contrários a uma reportagem de uma emissora protestante que tentou difamar o evento católico, querendo jogar o Brasil contra a realização da JMJ 2013, o dia 16 de Dezembro foi simbólico. Através da rede social Twiitter, jovens se uniram contra a emissora que veiculou a matéria e pediu um boicote a rede. A hastag #BrasilsemTVRecord alcançou o Trend Topic Brasil - lista dos assuntos mais falados do microblog no país.


A atitude mostrou que a juventude cristã de nosso país deseja ardentemente a vinda do Papa Bento XVI e a realização da JMJ. Os ataques começaram, mas pela graça de Deus, a juventude não ficou omissa. Não ficou parada quando uma obra de Deus, idealizada por João Paulo II foi atacada.

Assim, vemos que os jovens do nosso tempo não só tem a capacidade de mostrar sua força ao mundo, como conseguem usar dos meios tecnologicos para evangelizar, para defender sua fé. Temos uma geração culta, que tem capacidade de grandes feitos.

Pelo testemunhos dos martires e santos do passado, precisamos levar nossos jovens a Igreja. Bento XVI afirma que a juventude é a Igreja hoje e que sem ela, a Igreja fica desfigurada. 

É urgente que nossa juventude receba a Efusão do Espírito Santo, ame e se alimente da Eucaristia e adore Jesus pois as batalhas estão ocorrendo e com a força dos jovens unidos em Cristo, animados pelo Espirito Santo e enraizados na fé e na Palavra, nossa fé será defendida.

Precisamos de uma geração de católicos fortes, comprometidos com a Igreja, que sejam servos fieis e cada vez mais santos de calça jeans, que não concordam com os males do mundo, que fazem algo para transformar o mundo e que são Santos sem deixar de ser jovem.

Jovens que deixam de ser comodidade para ser comunidade, como disse Pe. Léo em seu livro Jovens Sarados (Ed. Canção Nova)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!