Hoje, Dia das Mães, é importante fazer-mos uma reflexão, ainda que breve, sobre a materninade e a importância da mãe. A figura materna é um dos símbolos maiores do amor humano pois o amor de uma mãe é capaz até mesmo de curar. O amparo de uma mãe traduz uma força inigualável concedida a Deus a toda mulher que teve a graça de gerar um filho.
Jesus também teve uma mãe.
Maria Santíssima é mostrada como uma mãe presente. No primeiro milagre de Jesus, lá estava Maria incentivando Jesus a transformar agua em vinho nas bodas de Caná. Quando Jesus se perde por 3 dias de seus pais, Maria o encontra no templo e o evangelista nos conta que Jesus era submisso a ela, ou seja, obediente a mãe. No calvário Maria está presente.
Ela fixa os olhos em Jesus e não impede seu filho de realizar a vontade de Deus, e está junto dele. O olhar de Maria traduz a confiança da Mãe que sabia que Seu Filho era o Salvador. Na cruz, Maria está em pé e recebe o Filho nos braços. Maria está presente na ressurreição quando o sepulcro é encontrado vazio.
Maria é exemplo de mãe, que se fez presente na vida de Seu Filho e passou pelo sofrimento, pela espada de Dor a transpassar seu coração. Maria educou Jesus e aprendeu com Ele, meditando e guardando Suas palavras em seu coração.
Nosso Senhor nos fez filhos de Sua Mãe. A Palavra de Deus nos relata que no alto da cruz Jesus disse: "Filho eis aí a Tua mãe". Felizes aqueles que tem Maria como mãe e seguindo o exemplo de Nossa Senhora, vivem a graça estar perto de seu filho Jesus.
O Dom de Ser Mãe
Deus concede a muitas mulheres o dom da maternindade. Que pode muitas vezes ir alem da capacidade biológica e traduzir-se nas muitas mães adotivas. O instinto de maternidade, a capacidade do amor da uma mãe é algo belo e maravilhoso, um presente de Deus.
Quantos e quantos relatos ouvimos de mães que enfrentaram sofrimentos, que enfrentam situações que não se explicam por um filho.
Hoje é o dia daquela que não tem horário pra acordar
e muitas vezes não dorme.
Hoje é o dia daquela que diante da dor do filho
deseja que aquela dor fosse passada pra ela.
Hoje é o dia daquela que não pensa em outra coisa
se não na felicidade do filho(a), nos sonhos do filho(a) realizado.
Hoje é o dia daquela que não se cansa de esperar
e se preciso procurar - nem que seja a vida inteira - por seu filho(a).
Hoje é o dia daquela que recebeu de Deus a função
de gerar vida e sobretudo dar amor.
O saudoso Padre Léo dizia que a mulher que é mãe tem um privilégio que ninguem mais tem. O privilégio de ter Deus trabalhando dentro de seu ventre pois conforme diz a Palavra: "Me teceste no seio de minha mãe". Carlos Drummond de Andrade afirma que "mãe na sua graça é eternidade".
De fato, ser mãe é algo que não se explica com palavras. Tê-la é um presente que muitos infelizmente não valorizam ou passam muito tempo sem comprender. E somente quem é mãe pode dizer e sentir o que de verdade significa.
Diante de tamanho significado que cabe dentro da palavra MÃE:
Louvemos a Deus pelo SIM que nossas mães deram a Ele quando assumiram a responsabilidade de nos gerar, educar e amar sem reservas.
Louvemos a Deus pelas muitas vezes que nós sem qualquer capacidade dependemos totalmente da mãe e somos cuidados com um amor ímpar - independente de nossa idade.
Louvemos a Deus pela felicidade de ter o colo de uma mãe para poder chorar sabendo que tão puro é aquele afeto. Pela mãe que aplaude primeiro e que corrige na hora certa.
E peçamos a Mãe das mães, a nossa Mãe do Céu, que Maria proteja todas as mães. Aquelas que estão conosco, aquelas que ja estão com Deus, aquelas que sonham em ser mãe, que estão prestes a ser mãe !
Feliz Dia das Mães !
Senhor me conceda o dom da Maternidade, prepara minha vida e meu coração.
ResponderExcluirQue Deus esteja presente em minha vida e me conceda esta graça. Amém.