15 de abril de 2011

Pela Cruz de Cristo Fomos Salvos



Neste sábado aconteceu no Grupo João Paulo II minha pregação sobre o tema "Pela Cruz de Cristo Fomos Salvos". Assim como aconteceu na pregação anterior, preparei um conteúdo extra para você saber ainda mais sobre este maravilhoso tema relacionado com a Paixão de Cristo. Estamos entrando na Semana Santa portando é um momento muito importante para refletirmos sobre a Morte de Jesus e Sua Ressureição !


MORTE DE CRUZ


Filipenses 2, 6-8


"Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz."

A cruz significava a humilhação total, condenação e castigo máximo como forma de pena de morte que o direito romano aplicava aos grandes criminosos. Naquele tempo as pessoas educadas não falavam em cruz pois isto era um escândalo. Era o lugar dos mais perversos e odiados para serem zombados e insultados.

Jesus trás um novo sinificado à cruz que passa a ser símbolo, sinal de libertação, santificação e salvação. A cruz tornou-se o resumo da vida cristã, o maior sinal do amor de Deus. É Vitória do Reino de Deus e o acontecimento central da salvação.

Nosso Senhor aceitou a cruz por amor a cada um de nós.

Catecismo da Igreja Católica - Páragrafo 612
"Ao aceitar em sua vontade humana que a vontade do Pai seja feita, aceita sua morte como redentora para "carregar em seu próprio corpo os nossos pecados sobre o madeiro".

Humanamente ele teve medo. Não tinha pecado, mas se fez pecado. Jesus se decide pela nossas vidas por obediência ao Pai, fiel aos Plano de Deus.

O padecimento de Cristo era necessário e inevitável. Deus age para que o homem deixe a inimizade com Ele. Esse sofrimento dá-se para eliminar o pecado através do seu sacrifício e da sua vitória.

Não é preciso que tenhamos “dó” de Jesus na Sexta-feira da Paixão. Ele não quer a nossa “pena”. Ele quer é o nosso amor ! Tenha infinita gratidão porque você está sendo amado.

Não foram os pregos que seguraram Jesus na cruz, mas o amor dele por você e por mim !

Catecismo da Igreja Católica - Páragrafo 605
"Não há, não houve e não haverá nenhum homem pelo qual Cristo não tenha sofrido".

Depois da cruz vem a vitória, é o caminho para a ressurreição. É preciso morrer na cruz para chegaremos à glorificação, como o Senhor Jesus.

Catecismo da Igreja Católica - Paragrafo 618
“Fora da Cruz não existe outra escada por onde subir ao céu.”


SACRÍFICIO PERFEITO
Na Cruz acontece o Sacríficio Perfeito. Deus não quer o sacrifício humano em lugar nenhum do mundo. Por isso ele envia Seu próprio filho.

Catecismo da Igreja Católica - Paragrafo 616
“Nenhum homem, ainda que o mais santo, tinha condições de tomar sobre si os pecados de todos os homens e de se oferecer em sacrifício por todos.”

O único sacrifício verdadeiro e perfeito é o do unigênito e eterno Filho do Deus vivo. Eterno, único, definitivo. De uma vez por todas, supera todos os sacrifícios.

Depois do sacrifício do Filho de Deus, não há necessidade de outro sacrifício humano pois seu sacrifício na Cruz abrange e supera todos os outros que o homem poderia oferecer a Deus.

Romanos 8, 32
Deus, que não poupou o próprio Filho, mas O entregou por todos nós.

Foi preciso que o Cordeiro de Deus fosse imolado na cruz por causa da nossa desobediência.

Assim o Pai se reconcilia conosco, é o nosso resgate ! “O sacrifício de Cristo: a fonte de onde brotará inesgotavelmente o perdão de nossos pecados.”

PÁSCOA

A morte de Jesus não é o fim. Se Ele tivesse apenas morrido e parado nisso, nada faria sentido.

I Coríntios 15,17
"E se Cristo não ressuscitou, é inútil a vossa fé, e ainda estais em vossos pecados."

A morte não teve a ultima palavra. A ressurreição de Cristo é o ápice, o auge do Cristianismo!

Infelizmente hoje em dia o mundo reduz a Páscoa a Coelho e Ovos de Chocolate. Mas precisamos compreender a importância da páscoa.

A palavra Páscoa vem do Hebraico
Pessah (Passagem)

Cristo passa pela morte, mas ressuscita, Ele vive !

Páscoa Judaica – Antes da Ressureição de Jesus
Celebração da Libertação do Povo, a passagem da escravidão do Egito para a liberdadeTerra Prometida. Os Judeus ainda celebram a páscoa assim. E Jesus como judeu também celebrava a páscoa dessa forma.

Novo significado da Páscoa - Após a Ressurreição de Cristo.

Antes: Libertação da escravidão do Egito.
Depois: Libertação da escravidão do Pecado e da morte.

Antes: Passagem pelo Mar Vermelho
Depois: Passagem da Morte para a Ressurreição, para a vida !

Páscoa é um momento de vida, de alegria.
O sepulcro está vazio ! Jesus está vivo !

Lucas 24,5-6
"Por que procurais entre os mortos Aquele que vive? Ele não esta aqui; ressuscitou".

Cristo foi à nossa frente. O pecado está vencido, a morte está vencida. Creia ! Permaneça em Cristo ! A promessa de Jesus é muita clara: Todo aquele que crê em mim viverá !

VIDA ETERNA

Oração de São Francisco de Assis
“E é morrendo que se vive para a vida eterna.”

"Morrendo é que se vive" não tem lógica para o mundo, mas é coerência para os Cristãos ! Jesus ressuscitou. Ele venceu a morte e nos trás a certeza da vida eterna !

Para quem crê a vida não é tirada, mas transformada. Por isso devemos lutar pela santidade, para permanecer em Cristo !

Quem seguir o caminho do amor, que morrer em Cristo chegará a vida eterna !

Catecismo da Igreja Católica - Parágrafo 989
“Cremos firmemente - e assim esperamos - que, da mesma forma que Cristo ressuscitou verdadeiramente dos mortos, e vive para sempre, assim também, depois da morte, os justos viverão para sempre com Cristo ressuscitado”

João 11,25-26
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?”

Fomos salvos pelo sacrifício da morte de Jesus. E quem buscar a salvação, quem permanecer em Jesus chegará a vida eterna !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!