Testemunho de Conversão

Caros irmãos, partilho com vocês meu Testemunho de Conversão. Depois de quase ter cometido suicídio, busquei Jesus e tive a minha vida restaurada.

Deus Salvou Minha Vida

Depois de muito tempo vivendo no pecado, buscando coisas erradas, procurando vida onde só havia morte e me divertindo com a falsa alegria do mundo eu estava cansado. Cansado da vida, cansado do pecado e sofrendo as consequências dele. Estava em depressão.

Nasci e fui batizado na Igreja Católica. Fiz catequese, primeira comunhão e crisma e depois ia na missa eventualmente quase sempre sem levar a sério o que Deus me propunha. Quando precisava de Deus eu rezava e sem mudar de vida porque vivia acomodado, voltava sempre a pecar e achava tudo muito normal ou no mínimo que algum dia eu mudaria.

Toda ação tem sua reação e alguns erros tem difíceis consequências. Cometi erros e meus pecados me pesavam muito além do que eu podia carregar, minha culpa era imensa e meu passado me atormentava. Fiquei com muito medo. No desespero recorri a Deus com o coração cheio de feridas, de tantos anos de erros, de uma vida voltada pro pecado. Mas eu ja não sentia vontade de viver.

Não pensava mais em seguir em frente, queria acabar com tudo. Qualquer motivo era motivo pra pensar em suicídio. Eu desistia dia após dia da vida. Estava em depressão e por cerca de um mês e meio vivi dias muito difíceis. Foi então que Deus agiu na minha vida e naquela avalanche que vinha em minha direção o Senhor me resgatou, pois nunca desistiu de mim.

O Senhor me enviou sinais e não descansou enquanto não me restaurou e me colocou ao lado Dele. Amor de Pai, incondicional, algo que só Deus pode nos dar. Mas eu ainda não tinha descoberto Deus em minha vida e no meio da tribulação, pensava mais nas consequências do passado e no peso do pecado, do que no amor de Deus e na sua salvação.

Passava os dias rezando e chorando implorando a Deus que tudo se resolvesse porém sempre pensando na morte. Estava confuso e perdido, não sabia o que fazer e recorri a tudo, até mesmo onde não havia Deus.

Mas o Senhor estava atento pois era a hora do resgate. Nesses momentos eu lia a Palavra de Deus e o Senhor me dizia: "Sou eu que falo contigo"; "Qual Pai não repreende um filho ?". Aquelas Palavras me seguram forte até que meu coração se abriu por completo a Deus.

Dia 05 de Julho 2008, desesperado, eu fui dormir pensando em morrer. Era um sábado a noite. Pedi a Deus que não me deixasse acordar mais (e vinha pedindo isso com frequência). Desejava o suicídio, queria morrer a todo custo. Ja fazia um tempo que eu pensava no suicídio como única forma de resolver minha vida. Mas Deus era a única solução pra minha vida. E Ele me mostrou isso no dia seguinte.

O Chamado a Conversão

Acordei no domingo, 06 de Julho de 2008, dia do Senhor, e por todo o dia me sentia exausto. Tudo era sem graça na minha casa, meus pais sofriam comigo sem saber o que fazer e nada me alegrava. Estava cansado da vida, cansado de sofrer, de ser atormentado pelos meus erros e sobretudo, cansado de pecar. Fui à missa e no portão da minha casa disse: "Mãe eu estou cansado".

Durante o evangelho daquele dia, Jesus me fez um convite: "Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: "Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso.Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mateus 11,25-30)

Na hora, essas palavras me tocaram o coração e eu fiquei interessado nessa descoberta. Pensei: "Como eu faço pra ver Deus ?" Durante a comunhão, quando todos comungavam o Corpo e Sangue de Cristo na Eucaristia, eu pedi: "Pai, permitas que eu te encontres essa semana, pra que eu descance. Eu quero te encontrar Senhor pra descansar."

Na saída da Missa, recebi um papel, onde se anunciava a 2ª Semana Jovem do Grupo de Oração Jovem João Paulo II que fica perto de minha casa. A noite, ajoelhei-me e com o coração diante de Deus disse: "O Senhor ja me disse como te encontrar. E eu digo SIM pra ti, eu quero Te encontrar !"

Naquela noite de segunda-feira fria gelada, dia 07 de Julho de 2008, eu fui até a Comunidade Bom Jesus onde seria o evento e onde acontece o Grupo João Paulo II. Fui ao encontro de Deus e participei da Semana Jovem. No caminho Deus ja preparou meu coração. Ao chegar na porta vi muitos jovens felizes por estarem servindo a Deus. Fui acolhido por pessoas muito especiais, repletas do Espírito Santo e que se tornaram meus grandes amigos.

O tema da Semana Jovem era: "Buscai as Coisas do Alto". A primeira imagem que vi foi um grupo de músicos cantando a canção "Busque o Alto" da Celina Borges. Tornou-se uma das músicas mais marcantes da minha vida.

Na primeira noite o tema era "Maria, Porta do Céu". Enquanto eu estava sentado ja dentro do local, muitos que não me conheciam vieram me cumprimentar. Eu pensava: "Como eu cheio de defeitos, carregando tantos pecados e erros posso ser tratado tão bem?".

Deus transformava TUDO

Todos cantavam e dançavam felizes e verdadeiramente alegres. Eu ficava maravilhado com tudo aquilo. Eram jovens de Deus e eu queria ser também! Durante a pregação o pregador disse: "Se você esta aqui é porque você deu seu SIM para Deus". Naquele momento tive certeza de que estava no lugar certo.

Na terça-feira conheci mais pessoas e cada vez mais maravilhado com a vida nova que Deus me presenteava vi um teatro onde tocava a música do cantor Dunga, chamada Restauração. A letra era um resumo do que estava acontecendo comigo.

Na quarta-feira pela primeira participei de uma Oração de Efusão do Espírito Santo e orei em línguas. O pregador pediu que quem não soubesse, tenta-se repetir os que sabiam. Deus me colocou de mãos dadas à duas moças que sabiam rezar em línguas. Eu me entreguei ao Espírito Santo e em certos momentos, minha língua rezava sozinha, eu rezava em línguas não por mim, mas pela ação do Espírito de Deus.

Na quinta-feira me coloquei em Adoração diante de Jesus Sacramentado e Jesus realizou grandes libertações na minha vida. Na sexta-feira dei este testemunho no microfone para todos que estavam presentes.

No sábado, exatamente uma semana depois de ir dormir pedindo para morrer, eu estava sentado com amigos, moças e rapazes da minha idade, comendo pastel com refrigerante e me divertindo como a muito tempo não me divertia. Era o encerramento da Semana Jovem (após a missa houve um show de música com ministérios de música da cidade) num dos momentos mais especiais da minha vida.

Eu tinha me encontrado finalmente com Deus, me sentia amado por Ele, restaurado por Ele, liberto por Ele do pecado, ganhado Vida Nova e encontrado tudo aquilo que eu procurava da maneira certa. Uma felicidade sadia, que não passava, que não gerava culpa e que é de fato felicidade.

Muitas vezes eu pensava estar me divertindo com as coisas do mundo, mas eu estava buscando a morte, pecando e vivendo uma falsa felicidade. Depois de uma semana de oração, onde eu senti Deus e o Espírito Santo diversas vezes me tocando, me ensinando, me curando e me libertando do meu passado.

Quando você se diverte na presença de Deus, o coração sabe que aquela alegria é pura e que não vem do pecado, não provem de um erro, mas sim da verdadeira felicidade do Pai. Afinal, Deus é nosso Pai e qual Pai não quer ver os filhos sorrindo e estar sempre na presença deles.

Como fala a canção do cantor Dunga, Vai Caminhar: "Vai Caminhar, na estrada eu vou te curar, a cada passo junto a mim verás que não chegou o fim". Assim aconteceu e a partir daquela Semana Jovem minha vida mudou pois passei caminhar junto com Deus.

Queda e Recomeço

A caminhada é árdua e são muitos os momentos de tribulação e de revolta que acabam nos enfraquecendo na fé. E infelizmente nos afastamos de Deus. Eu também vivi isso e em maio de 2015 acabei deixando de participar da Igreja, do meu então Grupo de Oração João Paulo II e acabei voltando a uma vida distante de Deus. 


Após ter sido Pregador, ministro de Teatro, de Comunicação Social e Formação, abandonei tudo devido a algumas perseguições e desentendimentos, e passei a ser uma pessoa revoltada com Deus e sem vontade de rezar. O pecado foi tomando conta novamente de mim, aos poucos, e me enfraquecendo como pessoa cada dia mais. Já não vivia minha fé, apenas dizia que acreditava em Deus "do meu jeito".

Após um ano e três meses, em agosto de 2016, tive uma nova depressão em consequência dos pecado que voltei a cometer. Entrei num estado muito parecido com Síndrome do Pânico. Era a hora de voltar para cada de Deus, como o filho pródigo. Fui novamente acolhido na Igreja (inclusive vieram me buscar em casa, literalmente, numa noite de sábado que nunca me esquecerei), me apeguei ao Senhor e aos poucos fui voltando ao normal, vencendo o estado de angústia e depressão que me acometeu, graças a muita oração. Dei trabalho a muita gente, sofri e chorei bastante por meses.

Tempo da Graça


A caminhada não é fácil e nós devemos ter consciência disso. Menos de um ano depois, em abril de 2017, algumas situações difíceis dentro da Igreja - devido principalmente a crueldade das palavras de algumas pessoas - me fizeram pensar que eu precisava me abrir a experiências novas, a buscar novas maneiras de viver minha fé dentro da Igreja Católica. Agora era preciso amadurecer como pessoa, dar passos novos para viver a fé, que estava de novo se apagando. Para piorar, infelizmente, nesse período eu quase me tornei um ateu devido a problemas afetivos. De novo, eu estava fraquejando. Mas Deus não deixou que eu desistisse e restaurou minha fé novamente.

Em maio daquele ano participei de um encontro chamado "Emuná", promovido pelo Grupo de Jovens JOC, da Paróquia São José Operário, em Mogi Guaçu (SP). Se antes algumas pessoas acabaram por me ferir, naquele dia o Amor de Deus se manifestou através de irmãos queridos que me mostraram que eu não precisava abandonar a fé, mas que Deus tinha um plano para restaurá-la. Foi um divisor de águas na minha vida. Deus me deu força, me mostrou que eu precisava de um reavivamento e começou a fazer uma obra na minha vida. 


Mas a gente insiste em ser teimoso enquanto Deus não desiste de nos amar. O inimigo tentou roubar de mim a graça daquele dia e eu de novo fraquejei e me revoltei com o Senhor. No Encontro PHN 2017, promovido pela RCC de Mogi Guaçu, Deus falou claramente comigo e tocou na minha maior ferida: a afetividade. Através de testemunhos de pessoas, verdadeiros anjos de Deus pra mim naquele dia, eu percebi que não adiantava mais resistir ao Senhor, porque Ele me chamava de volta e me mostrava que tudo tinha um sentido. Não dava mais pra ignorar.

Neste Retiro PHN, fui convidado para uma experiência única: o Retiro Kairós, encontro também promovido pelo Grupo de Jovens JOC, da Paróquia São José Operário, em Mogi Guaçu (SP). Foi uma luta comigo mesmo (a ponto de eu quase ter desistido - o que não aconteceu graças ao amor de todos os servos do JOC que tão bem cuidaram de mim e de todos os participantes). E eu vivi literalmente o "Tempo da Graça", que é o significado de Kairós. Um final de semana que eu nunca vou me esquecer. Deus agiu poderosamente na minha vida.

Naqueles três dias (15, 16 e 17 de Setembro de 2017) o Senhor me curou, me libertou e me deu uma missão muito clara a seguir. Foram tantas coisas que eu vivi que daria um livro. Tantas pessoas repletas do Espírito Santo que me mostraram a face do próprio Deus. Uma alegria e uma paz que não se explica em palavras. Um chamado a santidade e a ser exemplo neste mundo. E minha vida mudou depois daquele dia. 


O Novo de Deus

Com a devida gratidão a minha história na Igreja, uma nova história começou a ser escrita e dias antes desse Kairós, em 26 de Agosto de 2017, comecei minha caminhada no Grupo Porta do Céu, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Mogi Guaçu (SP).

Ali Deus
 colocou pessoas novas na minha vida, amigos irmãos repletos do Espírito Santo que me (re)aproximaram de Deus e de Nossa Senhora (eu andava tão distante de Maria, mas ela nunca deixou de interceder por Mim. E seu amor materno me ajudou a recomeçar no meu novo Grupo de Oração. Eis que o Espírito Santo fazia nova todas as coisas.

No fim de 2017, tudo ja havia se transformado. Amigos novos, a volta da alegria em ser de Deus, em ir na Santa Missa, em rezar o Terço, o Rosário. Tudo estava fluindo em minha vida (e eu tinha força nas dificuldades) porque Deus finalmente estava ocupando seu devido lugar na minha história. Ele voltava a ser Meu Senhor e Meu Deus, o centro e a razão de tudo.

A partir de então, semana após semana, rezando e aprendendo, reconheci enfim na minha vida a Alegria e a Paz Verdadeira que vem de Deus, o sentido real de felicidade, que não vem das coisas do mundo, mas sim de uma entrega total a Deus, da renuncia diária ao pecado, do amor entre irmãos, da construção da civilização do amor, da oração e da fé.

Foi algo sobrenatural e eterno. A experiência de voltar para Deus, confiar no Senhor e se abrir ao novo e buscar somente as coisas do alto. A luta continua, até chegar no céu. Tudo que é meu esta no coração de Deus.