28 de outubro de 2016

Não é Preciso Ver para Crer

Marcos 16,14: "Por fim apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado."
 

Muitas vezes nosso coração se recusa a acreditar naquilo em Deus porque não vemos as coisas acontecerem diante de nossos olhos. Sabemos a Verdade, temos a certeza de que o Senhor está do nosso lado e que seu coração de Pai sempre cumpre o que promete e age em nossa vida quando clamamos a Ele. Mas nosso coração ainda duvida muitas vezes de que a graça está acontecendo. Mesmo quando a Verdade nos é anunciada, insistimos em não acreditar, preferimos duvidar e ficamos na angústia.

 
Precisamos viver certos de que Jesus age sem que muitas vezes a gente perceba. Suas obras são reais em nossa vida e acontecem a todo instante. Quantos milagres não acontecem em nós a cada segundo sem que nos damos conta.

A falta de fé entre os apóstolos também foi repreendida por Jesus quando Pedro, ao tentar andar sobre as águas, duvidou e afundou diante de Jesus (Mateus 14,28-31). Nos também afundamos porque ainda resistimos em crer sem ver, em não acreditar nas Palavras que nos são anunciadas, nas Profecias, nas promessas, no anúncio do Evangelho. Quantas vezes Deus não fala pela boca dos outros, mas nós não ouvimos ou não acreditamos?

O Senhor está conosco a todo instante e precisamos crer nisto. Ele fala de diversas formas e muitos são aqueles que anunciam e pregam o Evangelho em seu nome (tal como nós devemos fazer na vida de nossos irmãos). Não há porque ter dúvida que nosso Deus é o Deus do impossível e nada foge ao seu conhecimento e controle. Quem pede precisa estar certo de que Deus fará, mesmo que nossos olhos não vejam, tudo aquilo que é para nosso bem. Esse é o sentido da fé.


Os apóstolos sabiam que Cristo ia ressuscitar, mas diante do fato que lhes foi anunciado, ainda duvidaram. Não deram crédito a aqueles que haviam visto o Cristo vivo. Tal como nós, as vezes, mesmo diante de muitos testemunhos insistimos em endurecer nosso coração e ainda desconfiamos se Deus está agindo ou não. "Felizes aqueles que crêem sem ter visto!" (João 20,29).