30 de julho de 2016

Ouvir o chamado de Deus e Servir (I Samuel 3,1-10)


I Samuel 3,1-10: "O jovem Samuel servia ao Senhor sob os olhos de Heli. a palavra do Senhor era rara naqueles dias, e as visões não eram freqüentes. Ora, aconteceu certo dia que Heli estava deitado (seus olhos tinham-se enfraquecido, e ele mal podia ver), e a lâmpada de Deus ainda não se apagara. Samuel repousava no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. O Senhor chamou Samuel, o qual respondeu: Eis-me aqui. Samuel correu para junto de Heli e disse: Eis-me aqui: chamaste-me. Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te. Ele foi e deitou-se. O Senhor chamou de novo Samuel. Este levantou-se e veio dizer a Heli: Eis-me aqui, tu me chamaste. Eu não te chamei, meu filho, torna a deitar-te. Samuel ainda não conhecia o Senhor; a palavra do Senhor não lhe tinha sido ainda manifestada. Pela terceira vez o Senhor chamou Samuel, que se levantou e foi ter com Heli: Eis-me aqui, tu me chamaste. Compreendeu então Heli que era o Senhor quem chamava o menino. Vai e torna a deitar-te, disse-lhe ele, e se ouvires que te chamam de novo, responde: Falai, Senhor; vosso servo escuta! Voltou Samuel e deitou-se. Veio o Senhor pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: Samuel! Samuel! Falai, respondeu o menino; vosso servo escuta!"

O jovem Samuel por duas vezes escuta seu nome sendo chamado. Mas não compreende quem de fato o chama. Heli orienta o menino que trata-se de um chamado de Deus e lhe pede para que se apresente como Servo. Samuel assim faz e diz: "vosso servo escuta !". A partir de então, o menino passa a viver segundo a palavra de Deus. Deseja que o Senhor fale, se anuncia como o servo disposto a escutar. 

Muitas vezes ficamos na mesma situação de Samuel. Quantas vezes o Senhor nos chama mas nós não compreendemos esse chamado, confundimos a voz do Senhor com tantas outras vozes do mundo e ignoramos quem, em verdade, nos chama. Heli nos faz lembrar a importância de algumas pessoas que nos orientam a seguir o caminho de Deus, que sabem discernir que Deus está a chamar e apontam o caminho correto: escutar o chamado e servir.

As vezes não queremos ouvir o chamado de Deus por pensar que não somos capazes de cumprir aquilo que o Senhor nos pede, esquecendo que Ele capacita os escolhidos. Quantas vezes Deus nos chama e nós simplesmente não respondemos? Sequer ouvimos! Mas como é lindo ver que o Senhor não desiste de nós, que o Pai está disposto a nos chamar muito mais que três vezes se for preciso.

Se nos acontecer de não compreendermos esse chamado, tal como aconteceu a Samuel, que possamos ter a felicidade de ter perto de nós alguém que saiba identificar a voz de Deus e possa nos ajudar responder SIM ao Senhor, escutando o que Ele nos diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!