5 de março de 2014

Campanha da Fraternidade 2014

Tema: Fraternidade e o Tráfico Humano
Lema: "Foi Para a Liberdade Que Cristo nos Libertou" - Gl 5,14



O cartaz da Campanha da Fraternidade quer refletir a crueldade do tráfico humano. As mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes. A mão que sustenta as correntes representa a força coercitiva do tráfico, que explora vítimas que estão distantes de sua terra, de sua família e de sua gente.

Essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. A sombra, na parte superior do cartaz, expressa as violações do tráfico humano, que ferem a fraternidade e a solidariedade, que empobrecem e desumanizam a sociedade.

As correntes rompidas e envoltas em luz revigoram a vida sofrida das pessoas dominadas por esse crime e apontam para a esperança de libertação do tráfico humano. Essa esperança se nutre da entrega total de Jesus Cristo na cruz para vencer as situações de morte e conceder a liberdade a todos. “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1), especialmente os que sofrem com injustiças, como as presentes nas modalidades do tráfico humano, representadas pelas mãos na parte inferior.

A maioria das pessoas traficadas é pobre ou está em situação de grande vulnerabilidade. As redes criminosas do tráfico valem-se dessa condição, que facilita o aliciamento com enganosas promessas de vida mais digna. Uma vez nas mãos dos traficantes, mulheres, homens e crianças, adolescentes e jovens são explorados em atividades contra a própria vontade e por meios violentos. (Fonte: CF 2014 / CNBB).

Oração da Campanha da Fraternidade de 2014

Ó Deus, sempre ouvis o clamor do vosso povo
e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados.
Fazei que experimentem a libertação da cruz 
e a ressurreição de Jesus.
Nós vos pedimos pelos que sofrem
o flagelo do tráfico humano.
Convertei-nos pela força do vosso Espírito,
e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos.
Comprometidos na superação deste mal, 
vivamos como vossos filhos e filhas,
na liberdade e na paz.
Por Cristo nosso Senhor.
AMÉM!

Tema da Campanha da Fraternidade 2014



É para a liberdade que Cristo nos libertou,
Jesus libertador!
É para a liberdade que Cristo nos libertou! (Gl 5,1)

1. Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados,
À semelhança e à sua imagem, os criou. (Cf. Gn 1,27)
Na cruz de Cristo, foram todos resgatados
Pra liberdade é que Jesus nos libertou! (Gl 5,1)

2. Há tanta gente que, ao buscar nova alvorada,
Sai pela estrada a procurar libertação;
Mas como é triste ver, ao fim da caminhada,
Que foi levada a trabalhar na escravidão!

3. E quantos chegam a perder a dignidade,
Sua cidade, a família, o seu valor.
Falta justiça, falta mais fraternidade
Pra libertá-los para a vida e para o amor!

4. Que abracemos a certeza da esperança, (Cf. Hb 6,11)
Que já nos lança, nessa marcha em comunhão.
Pra novo céu e nova terra da aliança, (Cf. Ap 21,1)
De liberdade e vida plena para o irmão… (Cf. Jo 10,10)


Demonstre sua Fé em Cristo

Romanos 12,2
"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito."

Viver a Santidade diante de um mundo cada vez mais distante do Senhor tem sido uma árdua missão, que exige de nós fé, perseverança e amor a Deus. Quem ama Jesus e decide seguir o Ressuscitado, precisa estar preparado pois dia após dia o mundo tem dado cada vez menos espaço ao que é de Deus, ao Amor e dessa forma, a humanidade tem se tornado cada vez mais vazia, mergulhando numa grande angústia e no pecado desenfreado.

Cabe a nós, discípulos, Igreja não deixar de evangelizar e sobretudo não deixar de anunciar Jesus e dar testemunho da nossa fé, mesmo diante de um mundo que tenta nos julgar por ser diferente. Ser diferente é pra nos um objetivo. Paulo nos diz: "não vos conformeis com esse mundo", portanto, não seja igual a maioria que insiste no pecado e que acha que esta fazendo o certo. Todos nós temos nossas fraqueza e recebemos a misericórdia do Senhor. Mas não podemos simplesmente achar que o pecado é normal. O mundo tem pregado muita mentira como verdade, tem optado pelas trevas ao invés da luz. Onde estamos diante disso ? Estamos muitas vezes em silêncio, sem anunciar nem denunciar os males do mundo ou proclamamos que Jesus Cristo é o Senhor da nossa vida, independente do que as pessoas nos dizem.

Jesus é muito claro ao dizer que quem perder a vida por Ele a terá de volta e quem tentar salvar a propria vida a perderá. Precisamos anunciar Jesus e demonstrar nossa fé até o fim. Perserverar. Assim como diz Paulo, resisti até o sangue contra o pecado. Demonstrar a fé em Jesus é automaticamente mostrar ao mundo que você não quer viver o pecado, que o sofrimento edifica, que a Palavra de Deus não passará. Precisamos dar testemunho com a nossa vida, vivenciar o Evangelho na pratica.


O mundo precisa de Deus e precisamos leva-lo urgentemente as pessoas. Diante das armadilhas do Inimigo tenhamos coragem de testemunhar que somos FIlhos de Deus, que buscamos o céu. É dizer em atitudes de fé: eu creio em Jesus, eu creio na Palavra, não darei ouvidos as mentiras que só querem me confundir, me desfigurar.

Certamente as pessoas vão discordar, vão tentar ignorar, mas la no fundo, plantamos uma semente de santidade. Ja esta na hora de pararmos de pecar por omissão. Muitas vidas que podem ser salvas com nosso testemunho, ha muitas pessoas que vão se converter ao ver nossa fé. Pregar através do exemplo pode fazer com que muitos tenham através de nós talvez o único contato com Evangelho em suas vidas.

Pra que seguir a moda que humilha e escraviza? Julgar, condenar, negar ajuda ao proximo? Pra que aceitar as mentiras como verdade, ignorando que a família, a moral, a fé tem sido brutalmente atacada? Jesus morreu numa cruz para nos libertar. Mas tem muitas muralhas de pecado que ainda cercam nossa vida pois deixamos nos levar pelas ideias de uma realidade cada vez mais corrompida pelo pecado. Não, não é isso que Deus quer para seu povo. E Ele conta conosco para mudar esse mundo.

O Espirito Santo esta em nós, ele nos conduz, nos dá os dons necessarios para sermos anunciadores de Cristo. Não podemos enterrar nossos talentos, precisamos assumir nossa condição de Discípulos e mostrar pro mundo quem é o nosso Rei, quem é Jesus, o Filho de Deus.

Não podemos ter medo de anunciar Jesus pro mundo, precisamos estar sóbrios e vigilantes diante do que o mundo é capaz quando se afasta de Deus e não nos conformar com o lixo, com a iniquidade.

Acreditamos Naquele que Faz Nova Todas as Coisas, por isso, precisamos demonstrar nossa crença no Senhor, ainda que venhamos a perder tudo nesta vida pelo Reino de Deus. A vitória que vence o mundo é a nossa fé !