12 de fevereiro de 2013

Renúncia do Papa Bento XVI - Um ato de coragem e humildade


Uma notícia que jamais se esperava. O anúncio da renúncia do Papa Bento XVI surpreendeu o mundo e comoveu a Santa Igreja Católica. E diante das Palavras do Papa, começamos a compreender o tamanho da grandeza da fé deste grande homem de Deus:

"Convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando.

Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus".

Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.
Bento XVI


NOTA:

Apenas 3 Papas reunciaram até hoje na Igreja - o fato havia acontecido pela última vez com o Papa Gregório XII em 1415.

Um Papa pode renunciar. O Código de Direito Canônico preve isto no Cânon 187: “Qualquer um, cônscio de si, pode renunciar a um ofício eclesiástico por justa causa”.

Coragem e Humildade

A notícia supreendente e inesperada mexeu com todos. A mídia especula dentro de sua visão muitas vezes limitada e vê o Papa somente como líder de estado, líder de uma religião entre muitas. Porém precisamos ver este fato com os olhos da  nossa fé, cientes de que é tempo de tribulação e reflexão.

Com o peso da idade, o Papa, plenamente consciente de sua missão, sabendo do quanto a Igreja necessita do pastoreio do Papa tem um gesto de profunda humildade ao dizer de sua "incapacidade para administrar bem o ministério".

Seu cansaço é de um homem que se consumiu no amor de Deus, que honrou sua missão, mas que reconhece que não mais pode continuar, entregando seu cargo nas mãos de Deus, que há de colocar alguem neste cargo que possa plenamente continuar a missão.

O Papa não está desistindo, apenas tendo a coragem de dizer que não tem condições de proseguir no pontificado. Se esvaziando de qualquer vaidade, diz com sabedoria e amor que o cargo de Papa é de "essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando."

Bento XVI fala de problemas físicos e espirituais e da necessidiade de um "vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade". Não temos que questionar esses motivos, mas sim, rezarmos por Bento XVI. Não é fácil reconhecer as fraquezas. É nítido que o Papa ama tanto o Ministério Petrino que certamente só tomou essa decisão porque não tinha mais o vigor que ele mesmo cita. Por isso temos muito a aprender neste gesto. 


Fazer o melhor pra Deus e reconhecer-se pequeno. Nosso Papa concluíu, depois de ter, como ele disse: "examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus", não ter mais condições defazer seu melhor e pleno de coragem dá um exemplo de amor e zelo pela Igreja.

Bento XVI sabe do quanto as ovelhas precisam de um pastor, só que pela idade avançada ja não mais pode cuidar, como se necessita nos tempos atuais, do rebanho de Cristo, que Bento XVI amou e cuidou com zelo apostólico até aqui.

Aprendemos muito com ele, foi um homem que dotado de grande inteligência, orientou e cuidou da Igreja com sabedoria e unção. Que presente de Deus foi este pontificado de Bento XVI.

Tempo de Vigilância

A imprensa ja começou sua cobertura dos acontecimentos no Vaticano. Infelizmente, veremos nos próximos dias, uma enxurrada de deturpações contra o Santo Padre. É um tempo de tribulação para os católicos. Muitos atacarão a Igreja, zombarão e questionarão, querendo e até mesmo abalando a fé de alguns. Teorias infudadas surgirão, dirão até que o Papa mentiu, que foi pressionado.

São argumentos tolos. Bento XVI havia dito há muito que renunciaria se não tivesse condições de prosseguir. Quando a conspirações, devemos tomar cuidado para não acreditarmos em histórias falsas. O Papa não teria porque mentir e jamais faria isso !

Neste momento a Igreja precisa estar em oração. Já começando a quaresma, quando ja somos chamos a orar mais, este ano precisamos rezar muito mais e nos mantermos fortes em nossas preces, principalmente pela Igreja e pela defesa da fé.

Peçamos ao Senhor que ilimune os cardeais neste conclave. Sabemos que em breve o Espírito Santo através do clero escolherá o novo Papa. Também pautemos nossa intercessão pelo Papa Bento XVI e louvemos ao Senhor por ter nos dado um Papa que tanto amou a Igreja, corajoso e humilde.

Quem acompanhou o papado de Bento XVI e mais ainda, quem compreende a missão do Papa está com o coração apertado. A notícia choca e nos deixa comovidos. A saída de Bento XVI do cargo é triste pois sabemos o quanto ele tem sido um importante Papa , alguem muito importante para a Igreja.

Mas precisamos respeita-lo e continuar amando-o como o amamos até aqui. E que possamos preparamos para conhecer o novo Papa.

Vivemos um momento histórico, de tristeza, de aprendizado. Que justamente no ano da Fé, fortaleçamos nossa fé na certeza de que, apesar da renúncia do Papa, o mal não venceu.

Pois, quando Jesus Cristo inistitui o cargo de Papa, falando a Pedro, o Senhor foi claro em relação a Igreja que Ele edificaria sobre Pedro: "As portas do inferno não prevalecerão!" (Mt 16, 18).

Obrigado por tudo Papa Bento XVI !