2 de julho de 2012

São Pedro e São Paulo - Exemplos de Conversão.

A Igreja Católica celebrou na liturgia do domingo (01/07) São Pedro e São Paulo. Dois santos, dois apóstolos, dois exemplos de conversão. Aprofundar-se nesses dois grandes homens da Igreja levaria muito tempo, mas dentre os muitos ensinamentos que Pedro e Paulo nos mostram, um deles é muito importante: a conversão. Ambos tiveram conversões notaveis e fizeram deles exemplos de fé.


Particularmente, sinto uma grande devoção por São Paulo desde que comecei a caminhar na Igreja e conhecer mais profundamente a vida e as palavras do Apóstolo. A conversão de Paulo é narrada num dos trechos mais belos da Bíblia (Atos dos Apóstolos 9, 1-16), quando o apostóslo, feroz perseguidor de cristãos tem um encontro com Deus, que lhe pergunta: "Porque me persegues ?". Paulo começa uma vida nova neste momento e de perseguidor se torna um evangelizador, autor de belíssimas cartas e incansavel peregrino, anunciador da Palavra de Deus.

Todos nós precisamos de um encontro pessoal com o Senhor para nossa conversão. Cada um tem seu testemunho e sabe como encontrou-se com Deus e como vem sendo sua vida desde então. Mas também sabemos que muitos nesse mundo ainda não tiveram um encontro pessoal com Jesus. Talvez por isso a vida dessas pessoas ainda esteja sem sentido, ainda seja uma vida no pecado.

Assim como Paulo, que a partir de seu encontro com Deus e sua conversão, passou a Evangelizar, aqueles que ja encontraram com Deus, que tiveram a vida transformada pelo Senhor, precisam levar Jesus a quem ainda não se encontrou com Ele. Deus deu essa missão aos discipulos. Hoje, nós somos os díscipulos e precisamos irmos ao encontro de nossos irmãos que estão longe do Pai. O Senhor nos enviou seu Espírito Santo para que repletos de sua graça possamos proclamar ao mundo quem é o Ressuscitado e que Jesus é o Senhor.

São Pedro

O Senhor deu aos apóstolos a missão de evangelizar e isso nos leva a falar de Pedro. Quando Jesus encontra Pedro, pescador, Jesus lhe chama a ser pescador de homens (Lucas 5, 5-11).

Essa é a grande missão. Num mundo mergulhado num mar de pecado, nós que conhecemos a Cristo, que sabemos que Cristo é a verdade e a vida, que Ele veio ao mundo e deu a vida para nos salvar e ressucitou para que possamos ressuscitar para a vida eterna, precisamos resgatar todos aqueles que estão nesse mar de pecado e levar a Palavra do Senhor, levar Jesus a cada pessoa.

Pedro teve uma conversão dificil. Muitas vezes nós também sentimos dificuldade em seguir Jesus. Sabemos que a conversão demora a acontecer - é um exercício diário, incessante. Temos nossas fraquezas e essa é a necessidade de lutar pela santidade todos os dias. Pedro também foi assim, repleto de fraquezas, tanto que chegou a negar Jesus. Mas continuou seguindo Jesus, recebeu o derramamento do Espirito Santo e começou a pregar, a levar o nome de Jesus, a Palavra do Senhor e como escolhido por Jesus tornanou-se o primeiro Papa (Mateus 16, 18-19).

Deus não desiste de nós.

Ao olhar para São Pedro e São Paulo vemos um pouco de nós e precisamos agir como eles. É nossa missão levar Jesus a cada pessoa, cabe a nos Evangelizar. Precisamos também perseverar e nos tornar firmes em nossa fé. A conversão e o caminho da Santidade exige de nós dedicação, oração, vigilancia e principalmente, seguir fiel a Deus e não deixar o caminho do Senhor. Mesmo nas dificuldades, nas tentações, sabemos que Jesus esta conosco e caminhando com Ele nossa vida será uma vida de Santidade e de fé como foi a vida de Paulo e Pedro.

Deus não olha nossas limitações, mas espera um coração redimido, que apesar de pecador, não se cansa de lutar. É assim que Deus vai poder trabalhar na nossa vida. Se somos pecadores, Paulo e Pedro também eram. Mas Deus não quer nos perder (como também não quiz perde-los e os tornou pilares da Igreja), e assim como aconteceu com esses grande apóstolos, Jesus quer entrar na nossa vida e renova-la.

Não podemos desistir no primeiro obstáculo ou na primeira queda. Evangelizar e levar Jesus a toda criatura é a grande missão da Igreja. Sejamos servos do Senhor como foi São Pedro e São Paulo e com a nossa vida de santidade, dizer ao mundo que Jesus Cristo é o Senhor !