26 de outubro de 2011

Cruz da Jornada Mundial da Juventude e Ícone de Nossa Senhora esteve em Mogi Guaçu

 
Emoção, graça e um fato histórico. Assim pode-se resumir o dia 24/10/2011 para Mogi Guaçu. Representando a Diocese de São João da Boa Vista, a qual faz parte, a cidade recebeu a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora.

A Cruz da JMJ foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo. O desejo do Santo Padre foi acolhido e desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude.

Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do pais sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

No ano de 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, "Salus Populi Romani", uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na basílica Santa Maria Maior.


"Hoje eu confio a vocês (...) o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas" - João Paulo II

Preparação


Ja que a próxima JMJ será no Brasil, em 2013, no Rio de Janeiro, a Cruz e o Ícone passarão, até lá, por diversas dioceses do país. Mogi Guaçu representou a diocese e durante todo o dia recebeu muitas pessoas na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, onde a Cruz e o Ícone puderam ser venerados dentro da Igreja da Capela.

Momentos de Oração e Terços foram rezados entre 05hs30 e 19hs, quando a Cruz e o Ícone saíram no caminhão do Corpo de Bombeiros em carreata rumo ao Ypê II, onde na presença do Bispo Diocesano Dom Davi e de vários padres da cidade foi realizada uma Missa Campal Solene, na praça em frente a Igreja de São Judas Tadeu.



Centenas de pessoas acompanharam a Santa Missa, que teve um testemunho belíssimo sobre a ida de jovens guaçuanos a JMJ 2011 em Madrid e uma apresentação do Ministério Restauradança (Grupo J. Paulo II).

Na homilia, Dom Davi afirmou que o evento faz parte da preparação de todos para a JMJ 2013 no Rio.
Uma queima de fogos encerrou o evento.

Testemunho - Momento Histórico e de Bençãos


A presença da Cruz, simbolo do Amor de Cristo que nela morreu por cada um de nós e a possibilidade de venerar o Ícone de Maria, nossa Mãe que nos trás Jesus e nos ensina a estarmos diante da cruz, é um momento especial e único. Somos a Igreja da Cruz e por isso a exaltamos. Jesus em seu amor infinito esteve na cruz e nos chama a tomar-mos a nossa cruz e segui-lo. Mas sabemos que a Cruz não é o fim. É preciso passar pela cruz, mas Jesus vence, e nos trás a certeza: Vitória é o que vem depois da cruz.

Diante da Cruz e do Ícone, pude rezar e pedir pelos jovens, pelas famílias e receber bençãos do Senhor na minha vida. E tive a alegria de ver jovens afastados da Igreja despertarem interesse pela presença da cruz em Mogi Guaçu. 

Tocar dois simbolos de fé abençoados por João Paulo II, a cruz peregrina e o ícone que passaram por vários países é algo inexplicável. Agora somos chamados a caminhar na certeza de que o Senhor nos chama a assumir a cruz, a dar passos frimes rumo a JMJ 2013 no Rio de Janeiro. Prescisamos ser uma juventude que o mesmo João Paulo II chamou de Sentinelas da Manhãs, a qual deu a ordem de não ter medo e construirmos como jovens plenos do Espírito Santo, unidos a toda a Igreja, a Civilização do Amor. Beato João Paulo II, rogai por nós !


Neste momento histórico Deus agiu, esteve no meio de nós e derramou graças sobre todos nós - Igreja Católica de Mogi Guaçu - que representando a Diocese foi presenteada com a felicidade de receber dois presentes de João Paulo II e as bençãos de Deus !


JMJ 2013 - No Peito Eu Levo Uma Cruz, no meu coração o que disse Jesus.

A música Nova Geração faz parte da divulgação da Jornada Mundial da Juventude 2013. O clipe, divulgado na Internet reúne grandes e conhecidos nomes da música católica. A canção composta pelo Padre Zezinho tem uma letra linda, com um ritimo jovem e bem brasileiro.



Nova Geração
Composição: Padre Zezinho

Eu venho do sul e do norte, do oeste e do leste, de todo lugar
Estradas da vida eu percorro levando socorro a quem precisar
Assunto de paz é meu forte
Eu cruzo montanhas e vou aprender
O mundo não me satisfaz o que eu quero é a paz, o que eu quero é viver.

No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus
No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus


Eu sei que não tenho a idade da maturidade de quem já viveu
Mas sei que já tenho a idade de ver a verdade o que eu quero ser eu
O mundo ferido e cansado de um negro passado de guerras sem fim
Tem medo da bomba que fez, a fé que desfez mas aponta pra mim
Eu venho trazer meu recado, não tenho passado mas sei entender
Um jovem foi crucificado por ter ensinado a gente viver
Eu grito ao mundo descrente que eu quero ser gente, que eu creio na cruz
Eu creio na força do jovem que segue o caminho de Cristo Jesus


21 de outubro de 2011

O Sofrimento nos Fortalece

Todo ser humano, no passado ou no presente ja sofreu por alguma razão. Ha quem diga que sofrimento faz parte da vida, o que é bem verdade. Mas Deus nos faz aprender muito quando estamos no meio de uma tribulação. Se a vida fosse só alegria, não aprenderiamos muitas coisas essênciais. No momento de dificuldade, muito de nós é colocado a prova. Não só os fatores diretamente ligados ao sofrimento mas até mesmo a nossa fé são provações as quais encaramos ao sofrer.

Existem pessoas que no primeiro sofrimento que passam, abandonam sua fé. É preciso entender que viver buscando a santidade tem momentos de sofrimento. Deus permite nosso sofrimento para ver o quanto temos de fé, de esperança e nossa confiança Nele, que como Pai nunca nos abandona, principalmente nas horas díficeis. Alguns ao primeiro vento fazem como Pedro fez no mar e fraquejam.

Jesus tambem sofreu nós na cruz pagando pelos nossos erros. E nos mostrou que depois da Cruz vem a vitória.

Ele fez a vontade do Pai e por amor a nós, derramou seu sangue para nos salvar. Devemos sempre fazer a vontade de Deus. Nas horas de sofrimento nossa fé tem que ser multiplicada. Confiar em Deus, se apegar ao Senhor e tirar as lições daquilo que está acontecendo é fundamental para quem quer o alto - pois a recompensa é muito grande.

Ha quem sofra por amor, outros por uma doença, por estar desempregado, em algum vício, por problemas familiares, no trabalho, na escola… Hoje em dia existe uma angústia muito grande nas pessoas que querem tudo muito depressa. E essa ansiedade leva ao sofrimento. Outros fatores de sofrimento são consequencias de nossos pecados.

Mas todo sofrimento gera uma lição. E o Senhor nos pede a olhar para essas dificuldades de nossa vida (das quais ninguem está imune) e perceber onde erramos, onde podemos consertar, onde devemos mudar. E quando tudo parecer perdido, confie em Deus. Jesus vai estar sempre conosco e nosso Pai sempre vai nos dar um recomeço, uma esperança.

E quando o sofrimento passa, recebemos recompensas. Uma delas percebemos quando olhamos para traz e pensamos: eu venci ! Deus estava comigo e me deu força. Para vencer o sofrimento é preciso força e Deus nos concede essa força, pela graça do derramamento do Espírio Santo. Nas horas dificeis, estar em oração, ouvir a palavra de Deus e esperar no Senhor é nossa força. E ao fim da tempestade veremos o quanto mais fortes, mas corajosos estamos pois com Deus, nossa esperança e vitória, passamos pelos maus momentos. É hora de louvar ao Senhor e estar convicto: dentre as muitas lições que o sofrer nos traz, sentir que estamos mais fortes é nossa maior aprendizagem.

Outra maravilhosa recompensa é o Céu. A Biblia nos fala isso, como em um dos contextos da passagem de Lázaro. Ele sofreu muito durante a vida, mas alcançou o céu. No livro de Jó temos o exemplo do sofrimento como provação e que a fé em Deus nos faz vitoriosos. Também é preciso pensar que sofrimento não é empecilho para ser feliz. Quantos passam necessidade na vida mas tem um sorriso no rosto por saber que Deus zela por elas. Como diz a canção, "muitos choram, mas não desistem de viver…muitos choram sorrindo".

Nós choramos, nós temos medo, inseguranças, dificuldades. Mas nós temos Deus em nossa vida, somos amados pelo nosso Pai, Jesus veio ao mundo para nos salvar e somos templos do Espírito Santo. Na hora do sofrimento, Deus vai estar conosoco e com Ele a vitória é certa !

Salmo 30, 5
"Pela tarde, vem o pranto, mas, de manhã, volta a alegria."

João 16,20-22.33
"Quando a mulher está para dar à luz, sofre porque veio a sua hora. Mas, depois que deu à luz a criança, já não se lembra da aflição, por causa da alegria que sente de haver nascido um homem no mundo. 22 Assim também vós: sem dúvida, agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria. Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria. 33 Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo."

II Coríntios 12, 10
"Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte."

Lucas 16,20-23.25
"Havia também um mendigo, por nome Lázaro, todo coberto de chagas, que estava deitado à porta do rico. Ele avidamente desejava matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico… Até os cães iam lamber-lhe as chagas. Ora, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. E estando ele nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viu, ao longe, Abraão e Lázaro no seu seio. Abraão, porém, replicou: - Filho, lembra-te de que recebeste teus bens em vida, mas Lázaro, males; por isso ele agora aqui é consolado…"

11 de outubro de 2011

Maria Disse SIM para Deus ! Diga você também.

12 de Outubro é o dia que homenageamos Nossa Senhora Aparecida. Padroeira do Brasil e mãe de todos nós, Maria Santíssima intercede por TODOS os seus filhos. Maria é para nós também exemplo e aquela que nos mostra Jesus. A redenção do mundo tem como momento especial a visita do Anjo a Maria. E na ocasião, Nossa Senhora, ouvindo o chamado de Deus, disse SIM ! Diga SIM você também a Deus !


A vinda de Jesus Cristo ao mundo, para nossa salvação, começa com um SIM. Na passagem belíssima do evangelho, onde é descrita a Anunciação, é narrado o SIM de Maria a Deus Pai, permitindo ali que Jesus nascesse para nossa salvação.

Esse SIM de Maria é um ato de coragem maravilhoso. Quando da anunciação do anjo a menina prometida em casamento a José, Maria não teve medo diante de tudo que teria que enfrentar. Ela questiona o anjo sobre como seria possível engravidar e quando obtem essa resposta (seria ela agraciada pelo Espírito Santo), ela não tem dúvidas: deixa Deus conduzir sua vida e passa a ser mãe de Jesus.

A confiança de Nossa Senhora é exemplo pra nós cristãos. Quantas vezes nós somos chamados por Deus a colocar-nos a disposição de Nosso Senhor e não temos, por qualquer razão, mas principalmente por falta de fé, a coragem de Maria em dizer SIM a Deus.

A história de Jesus começa com um exemplo muito claro do que deve ser nossa vida: confiança e certeza em Deus. Naquela hora, Maria não pensou em mais nada, pois sua fé lhe dava certeza que Deus faria tudo certo para que Seu Filho viesse ao mundo. Maria é um exemplo de mulher e exemplo de fé. Diante dos planos de Deus, Nossa Senhora só se fez por acreditar e confiar no Pai.

E, agora venhamos a pensar: quantos planos Deus não tem pra nossa vida. Quantas mudanças, quantas glórias Deus não quer promover na nossa história, assim como fez com Maria que se tornou mãe do Salvador. Porem, devemos ter a serenidade e confiança de Maria e ir até Deus ao primeiro chamado do Pai.

Muitas vezes, só buscamos Deus no momento de dificuldade, procuramos Deus por último na nossa vida. E mesmo com o encontro junto ao Pai, se outro problema surgir, ja transformam sua fé em dúvida. Ao nos entregar pra Deus, devemos ter a certeza de que a ação de Deus será providente e fiel. Quando aceitamos viver pro Senhor, Deus não nos deixa mal algum acontecer, o que não significa não ter mais problemas na vida, mas ter força diante deles. A vitória com Jesus é certa. Ele só espera seu SIM pra realizar os planos que sonhou pra nossa vida.

O Amor de Deus é infinito, vai alem do que possamos compreender. Maria amava ao Senhor e confiou sua vida a Ele. Deus nos ama tanto que enviou seu filho pra morrer por nossos pecados. Jesus nos amava tanto que sofreu tudo por nós.

O SIM da Virgem de Nazaré, mudou a história, foi exemplo de coragem, de confiança, de fé. O nosso SIM a Deus támbem será um exemplo de coragem (diante das tribulações e tentações do mundo), de confiança (no amor de Deus, crendo Nele e esperando que tudo aconteça ao tempo de Deus) e de fé (quando seguimos a Palavra de Deus e aquilo que ele nos pede, sem duvidar) e mudar a nossa história.

Eu sou prova disso, um dia antes de começar minha caminhada na vida em Cristo de maneira plena, eu disse SIM ao Pai: era minha vontade ir ao encontro de Deus, ele me chamou e eu aceitei.

Tantas pessoas são chamadas a dizer SIM a Deus e se fecham, não permitem que Deus as transforme. E quantos momentos são aqueles em que Deus nos chama: quando choramos, quando temos medo, quando temos dúvidas, problemas, quando estamos fracos na nossa fé. Ou seja: ele nos chama a todo o momento a viver pra Ele, com Ele. Enquanto não aceitamos, não desiste: o amor Dele supera nossos erros e pecados, ele não se importa com suas fraquesas, ele te ama e quer ouvir SIM de você.

Sejamos como Maria, pra mim a mulher mais corajosa da história, que foi escolhida por Deus e disse SIM.

Quando fomos criados Deus nos deu um talento, um dom. A Maria foi dado a missão de ser mãe de Deus, e ela com a glória do Espírito Santo, fez-se serva do Senhor.O Pai também nos dá uma missão. Pra seguirmos essa missão, devemos confiar em Deus, se não, o mundo nos sufoca.

Com Jesus a nossa frente, seremos ungidos, felizes, saberemos usar nossos dons e cumprir os planos de Deus. Não vamos viver no pecado, vamos nos sentir amados, vamos ter forças nas dificuldades e muitas alegrias ao longo da nossa história. Teremos graças e milagres na Terra, e vida eterna, junto a Deus, no céu.

Para tudo isso (e muito mais), basta ser como Maria, basta dizer SIM a Deus. E sua vida vai ser transformada !

Lucas 1,38
"Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra."