26 de setembro de 2011

Viver Para Mim É Cristo

Filipenses  1,21 
"Para mim o viver é Cristo"

Logo no ínicio da carta aos Filipenses, São Paulo é categórico em dizer que viver, para ele, é Cristo. Assim como Paulo precisamos tomar a decisão de ter uma vida totalmente de entrega a Deus.

"Viver é Cristo", ou seja, toda minha vida se resume ao que Cristo ensinou; eu faço verdadeiramente a vontade do Senhor. Na minha caminhada, eu glorifico o Senhor em cada atitude; eu permito que as pessoas enxerguem em mim o próprio Cristo.

Eu vivo para o Senhor. Minha vida é amar a Deus de todo o coração, adorar e louvar ao Pai em tudo, sobre todas as coisas !

Na nossa realidade, temos o desejo de assim proceder. Porem, para isso há de se travar uma luta. Não há como ter uma vida plena de Cristo vivendo escravo do pecado ou mesmo tentando deixar de lado alguns pontos do Evangelho por "não querer se comprometer". 

Não pode haver reservas, é preciso entrega total onde em tudo que faço recordo e me comporto segundo a vontade de Cristo, e lembrando daquela canção antiga do Pe. Zezinho, amo como Jesus amou, sorrio como Jesus sorria, e sinto o que Jesus sentia. 

É a decisão de ser uma pessoa que perdoa, que tem misericórdia, que louva a Deus, que reza, que se deixa conduzir pelo Espírito Santo. Sabemos que somos pecadores, mas não podemos fazer disso uma desculpa para uma vida distante da que foi propósta por Jesus. 

Se meu viver é Cristo, minha vida de santidade precisa diáriamente ser construída com amor, fé, paciência, perseverança, oração, com a justiça de Deus e muitas outras virtudes de um Cristão. É quando eu assumo minha identidade de Imagem e Semelhança com o Pai. Sabemos que somente Deus é perfeito, mas precisamos dar menos espaços para nossas fraquezas e fazer frutificar dons, boas atitudes e sobretudo, amar a Deus e ao próximo.

Se não amo, minha vida não é Cristo. Se não perdoo, minha vida não é Cristo. Mas se consciente das minhas falhas, busco todos os dias nadar contra a corrente, rompo com o pecado e com suas ciladas e maldades, aí sim minha vida é Cristo. Logo podemos também vivenciar um outro trecho dos escritos de Paulo:

"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." (Gálatas 2,20).

Para concluír, uma bela canção do Padre Fábio de Melo (Part. André Leono) que tem como título, Viver Para Mim é Cristo. Na letra da música, há vários trechos de cartas de Paulo. O final do refrão nos lembra algo muito importante: "Quando se é cristão, não se para de lutar ! Até chegar no céu !" Nessa certeza, precisamos ter uma vida onde viver seja de fato Cristo.



17 de setembro de 2011

Conhecer a Palavra de Deus e ser Fiel (Setembro - Mês da Bíblia)

A Igreja Católica coloca Setembro como o mês da Bíblia. Devemos ler e vivenciar a Palavra de Deus o ano todo, mas nesta época do ano em especial, somos chamados a uma reflexão ainda maior sobre a Bíblia. O Senhor fala conosco através da Palavra.

Quem não costuma ler diariamente a Bíblia, é chamado a conhecer e passar a ter o hábito de ler mais o Santo Livro. Para quem lê a Palavra com freqüência, em setembro pode ajudar a difundir toda a sabedoria da Bíblia e levar mais pessoas a leitura. O convívio diário com a Palavra nos fortalece. É preciso conhecer a Bíblia pois nela contém a voz de Deus.


Antigo Testamento: Conhecemos a história da criação, a trajetória do Povo de Deus, os livros de sabedoria, os Salmos os profetas entre outras narrações em 46 livros. 

Novo Testamento: São 27 escritos que começam no anuncio da Boa Nova - os Evangelhos. Os quatro evangelistas  Mateus, Marcos, Lucas e João narram a vida de Jesus Cristo e os ensinamentos do Senhor. Também temos o Atos dos Apóstolos que nos fala dos primeiros cristãos e do início da caminhada da Igreja. E as cartas de São Paulo, São Pedro e São João - que também escreve o Apocalipse.
Temos um tesouro inigualável de amor e sabedoria na Bíblia. É um livro de fé, mas que não fica sendo somente um livro. A Bíblia é Palavra Viva ! Conhecer a Bíblia é dever de todo católico e ter contato com ela é fundamental para nossa vida de santidade. 

Aqueles que por algum motivo não podem ler a Bíblia, precisam e devem pedir auxilio a comunidade, a família, para ter intimidade com a Palavra. E quem não lê por preguiça, desperdiça a chance de ser alimentado e crescer em sabedoria pela Palavra de Deus. Quem tiver a oportunidade, pode fazer um curso bíblico e conhecer ainda mais profundamente a Bíblia.

Alem de ler a Palavra é preciso viver o que ela nos pede. Se por ventura você não compreender algum versículo, capítulo, coloque-se em oração, pergunte ao Senhor o que Ele quer ensinar. Procure também um sacerdote ou alguém da comunidade que possua um conhecimento mais profundo da Bíblia para orienta-lo. 
IMPORTANTE: É necessário cuidado para não interpretar a Bíblia "ao pé da letra", é preciso discernir sobre algumas passagens e entender o contexto que ela se coloca, quando muitas vez o sentido figurado revela um significado especial naquela cena, naquele ensinamento. Por isso oração e conhecimento são fundamentais.

Com entendimento do que a Palavra nos ensina, pedindo sempre ao Espírito Santo para nos iluminar, devemos evangelizar e ser fiel na nossa conduta ao que o Evangelho nos diz, ao que a Bíblia nos revela. 

A leitura da Bíblia é tambem uma forma de oração pela qual podemos falar e ouvir nosso Deus, glorificar e sermos amados pelo Senhor. Quantas vezes diante de um problema, diante de um desafio, acuados pelo medo, pela dor, recorrendo a Bíblia, o Senhor nos trás conforto e alivio diante do sofrimento. Jesus afirmou a nós que céus e terras passarão, mas suas palavras não passarão. A Bíblia Sagrada é a verdade de Deus revelada a nós.

Ninguém ama e nem anuncia o que não conhece. Como amar a Palavra e ser fiel se não há um conhecimento. Faça o propósito de ler sempre a Bíblia. Ha quem afirme que com 4 capítulos diários, em um ano é possível ler a Bíblia inteira com entendimento. Se coloque neste desafio. O mundo necessita urgente de anunciadores. Conheça a Bíblia e seja fiel, pois é a voz de Deus falando ao seu coração. Recorra a Palavra de Deus. Não podemos mais permanecer na ignorância.


11 de setembro de 2011

Partilha da Palavra - Josué 1,9

Na noite de 10 de Setembro de 2011, o Grupo João Paulo II, que está realizando o Cerco de Jericó em comemoração pelo aniversário de 6 anos do Grupo, refletiu sobre o tema: Rompendo com as Muralhas do Pecado. O Senhor nos falou nesta noite atrávés desta palavra: 

"Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores." 
Josué 1,9

Diante das armadilhas do pecado, precisamos viver diariamente a Santidade, dizendo a cada dia Por Hoje Não Vou Mais Pecar. São muitas as ofertas do mundo, as tentações que temos. 

Porem é preciso ser firme em Deus, ter coragem de renunciar as mentiras do pecado. Não podemos ter medo de dizer Não as coisas do mundo. Aonde estivemos, ter a coragem e tomar a decisão de ser Cristão autêntico, ser Sentinela da Manhã pois o Senhor está conosco !

3 de setembro de 2011

PHN é Hoje !


Criado pelo missionário da Canção Nova, o cantor e apresentador Dunga, o PHN é uma proposta de luta diária pela santidade, com um passo de cada vez, dizendo a cada dia Por Hoje Não vou mais pecar. É assim que podemos definir brevemente o PHN que a mais de uma década é anunciada atrávés de encontros, músicas, testemunhos e no convite que Deus faz a cada um de lutar contra o pecado.

O que o PHN nos fala é objetivo, claro e abençoado. Dessas 3 letras, podemos destacar como o mais importante o H. Porque ? Porque o H significa o Hoje. A conversão e a santidade não pode ficar para ontem - afinal ele não existe mais. E amanhã ainda é uma incerteza, não nos pertence. Portanto nós só temos o presente, o Hoje.

Ontem

É bem provavel que todos nós algum dia na vida quiz voltar ao passado para corrigir alguma coisa. É bem típico do ser-humano "sonhar" com uma máquina do tempo semelhante as da ficção capaz de nos levar de volta para o passado onde poderíamos mudar algumas decisões, atitudes que tomamos. Porem, isso não é possível, afinal o passado - num necesário pleonasmo - passou ! Não existe mais. Deus não permite ao homem voltar ao passado. Provavelmente se a gente pudesse ficar voltando para tráz,  ficariamos parados e o pior: insistiríamos talvez nos mesmos erros. 

Deus quer que a gente continue, siga em frente, mude de vida ! É um chamado a deixarmos para trás o que não serve e a partir de agora, romper com o velho e começar o novo. E Deus faz novas todas as coisas. Passado é passado, o PHN vem apresentar isso: O que fizemos ontem, os pecados de ontem por pior que sejam ficaram para tráz. Que tal uma vida nova hoje ? Deus te dá uma nova chance, em sua misericórdia concede o perdão as nossas falhas. Ontem eu errei, hoje é dia de vida nova, conversão !

Amanhã

O dia seguinte para nós é uma incerteza. O amanhã não pertence a nós. É possivel saber o que vai acontecer daqui a 10 segundos ? Alguem de nós sabe o dia que vai morrer ? Há um ditado que diz: "O amanhã a Deus pertence" e de fato o que vem a seguir somente Deus sabe, nós não. Quantas vezes não dormimos e no dia seguinte algo extraórdinário mudou nossas vidas. Quem poderia saber que aquela curva que Ayrton Senna contornou seria a ultima ? Nenhum americano poderia imaginar que aquele 11 de Setembro iria ser o que aconteceu. Quantas vezes não somos surpreendidos ? Não cabe a nós saber do futuro, portanto viva um dia de cada vez ! E viva o hoje bem !

É muito importante ressaltar que o amanhã trás muitas consequencias do que fizemos hoje. Por isso é tão importante viver bem hoje, porque amanhã ainda não chegou, não temos e não há como saber o que vem pela frente. A importância do hoje no PHN é justamente essa. Não devemos nos pré-ocupar. Viver bem hoje pois amanhã tem seus desafios e seus problemas.

Hoje

É fundamental portanto viver bem hoje. De fato este é o único dia que temos. Ontem foi um desastre ? Hoje voce tem um novo dia, uma nova chance para mudar, recomeçar. Caiu no pecado ? Hoje é dia de vigilância, de oração, de vitória ! No começo do dia decidir, só por hoje eu não vou pecar. Ao final do dia, proclamar a vitória em Cristo ! Amanhã, começe de novo ! Mas viva bem hoje, viva em Santidade hoje ! 

Hoje é o dia da confissão, hoje é o dia de rezar o terço. Não deixe para amanhã porque voce não o tem. Mas voce tem o hoje, decida-se por Deus, peça o Espírito Santo para que hoje seja um dia de santidade, de testemunho, de conversão.

Irmãos, a luta é diária e inevitável. 

Se queremos o céu, precisamos lutar incansavelmente. A cada dia romper com o passado que ja não é possivel mudar. A cada dia, viver bem o presente. Se preparar para o amanhã é uma coisa, se preocupar com o amanhã é outra. Pense em vencer o pecado hoje. Quando o sol nascer amanhã, será a hora de lutar por mais um dia pela santidade. Não fique se martirizando hoje por coisas que nem aconteceram. E não deixe de lutar hoje por uma vida nova !

Clame ao Senhor e consagre este dia nas mãos de Deus. Senhor eu só tenho hoje e por hoje não vou pecar ! Se cair, começe de novo ! Fazer parte do PHN é decidir ir a luta pela santidade ! E só pela luta se chega a vitória ! Com um passo de cada vez, vivendo um dia de cada vez, todo o pecado vencer !

Restauração - Dunga
Música que inspirou o Projeto PHN e tornou-se o hino de quem luta diáriamente contra o pecado.


Sugestão de Livro: Abra-se à Restauração
Autor: Dunga 
Editora: Canção Nova


Composto por 24 testemunhos de convidados especiais (Márcio Mendes, Ricardo Sá, Luzia Santiago, Diácono Nelsinho Corrêa, Salete Ferreira, Padre Joãozinho, Gabriel Chalita, Monsenhor Jonas Abib, Laércio, Miguel Martini, Padre Roger Luiz, Eliana Ribeiro, Padre Cleidimar, Braiss Oss, Néia, Márcio Todeschini, Verinha, Eros Biondini, Padre Paulo Ricardo, Eto, Filipe Jardim, Padre Hamilton Nascimento, Dom Alberto e Dunga). Presenteados cada um com um verso da canção Restauração, a partir dele, relataram a sua experiência com o PHN. O livro fala da a importância do constante contato com Deus como fonte de auxílio na luta contra o pecado dia após dia e o que é necessário para abrir-se à restauração.