28 de agosto de 2011

Breve Partilha

"São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém"

Na madrugada, refletindo sobre o que ouvi num encontro acontecido no dia anterior, quando ouvi o pregador cobrar dos servos pregadores uma postura mais firme e de denuncia diante das coisas do mundo e um anuncio mais ousado e destemido do Evangelho, pois o mundo necessita que seja dita com coragem e autoridade a Palavra de Deus, o Senhor colocava no meu coração essa reflexão, voltada principalmente aos jovens, mas que todos nós devemos seguir - afinal ser jovem vai alem da idade física - e a Palavra de Deus é para todos:


"Não se acovarde diante das iniquidades do mundo, não tenha medo de denunciar e nem de ANUNCIAR INCANSÁVEL E DESTEMIDAMENTE A VERDADE DE CRISTO, pois Ele é o Caminho, a Verdade e Vida. Ai se mim se eu não evangelizar !

João Paulo II nos disse: "Não tenham medo", nos deu uma identidade: "Sentinelas da Manhã" e amou os jovens como Cristo também nos ama. E perseverou, peregrinou e evangelizou como Jesus espera hoje de uma juventude PHN !

I Timóteo 4,12: Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade."

22 de agosto de 2011

JDJ e JMJ - Juventude Católica Unida em Cristo.

Nos últimos dias a juventude católica do mundo todo esteve reúnida. A alegria caracteristica da juventude e a unção de Deus proporcionaram dois encontros especiais. Na Espanha, jovens católicos de todo o planeta se reúniram com o Papa Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude. Na nossa diocesse, o domingo, 21 de Agosto de 2011, entrou pra história com a primeira edição da Jornada Diocesana da Juventude. Os dois eventos merecem um registro pois revelaram o rosto jovem da Igreja Católica num momento de benção e união entre milhões de jovens que lutam pela santidade.

Jornada Diocesana da Juventude


A Diocese de São João da Boa Vista organizou na cidade de Estiva Gerbi - SP, no domingo (21/08), a 1ª Jornada Diocesana da Juventude. Todas as cidades da diocesse se empenharam e centenas de jovens marcaram presença no Santuário de Nossa Senhora da Rosa Mística para esse momento especial. O evento uniu diversos movimentos da Igreja como Renovação Carismática Católica, Caminho Neocatacumenal, TLC (Treinamento de Liderança Cristã) entre outros.

O dia começou com a acolhida cheia de animação e alegria por volta das 08hs30. Em seguida, as 10hs houve a Oração Inicial e a benção da Cruz, semelhante a usada por Bento XVI na JMJ. O momento mais marcante foi a saída dos jovens participantes pelas ruas da cidade.

clique nas fotos para amplia-las

A juventude mostrou que é possível ser santo sem deixar de ser jovem. Pelo trajeto, a união e a amizade se fizeram presente, em meio a muitas músicas e gritos de louvor chamando a atenção de todos para seguirem Jesus e também participarem da alegria que o Senhor nos dá.

De volta ao Santuário, antes do almoço houve uma apresentação de dança e o Pe. Anderson da Paróquia Santa Edwiges - Mogi Guaçu, rezou com os jovens o Ângelus. A programação retornou as 13hs30 com testemunhos, dança, teatro e música.


As 15hs30 o Bispo Diocesano Dom Davi celebrou a missa de encerramento.
Em sua homilia, Dom Davi saudou os jovens e ao final da celebração anunciou que em 2012 a segunda edição do evento será na cidade de Tambaú - SP.

O domingo terminou com o show do Pe. Reginaldo Carreira. O Espírito Santo derramou sobre os jovens muita unção e alegria. Durante todo o evento foi possivel ver jovens cantando, dançando e se divertindo de modo feliz e puro, unidos pela amizade e tocados por Jesus.


Jornada Mundial da Juventude

Em sua 26ª Edição, a JMJ 2011 aconteceu em Madrid, entre terça-feira e domingo e refletiu sobre o tema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, reunindo mais de um milhão de jovens peregrinos. Um dos momentos mais marcantes de encontro mundial foi a oportunidade que os jovens tiveram de se confessar durante a JMJ.


Foram instalados 200 confessionários móveis para os participantes receberem o Sacramento da Reconciliação em qualquer hora do dia. Mais de cinco mil sacerdotes de mundo inteiro atenderam os jovens em vários idiomas.

O Santo Padre em diversos momentos falou aos jovens. Entre suas palavras, Bento XVI salientou a importancia do testemunho e da necessidade de buscar a Deus.

"Venho aqui para me encontrar com milhares de jovens de todo o mundo, católicos, interessados por Cristo ou à procura da verdade que dê sentido genuíno à sua existência"

"Não vos envergonheis do Senhor"

"Não se pode, sozinho, seguir Jesus. Quem cede à tentação de seguir 'por conta própria' ou de viver a fé segundo a mentalidade individualista, que predomina na sociedade, corre o risco de nunca encontrar Jesus Cristo, ou de acabar seguindo uma imagem falsa d’Ele".

"A fé não se limita a proporcionar alguma informação sobre a identidade de Cristo, mas supõe uma relação pessoal com Ele, a adesão de toda a pessoa, com a sua inteligência, vontade e sentimentos, à manifestação que Deus faz de Si mesmo"

"É impossível encontrar Cristo, e não O dar a conhecer aos outros. Por isso, não guardeis Cristo para vós mesmos. Comunicai aos outros a alegria da vossa fé. O mundo necessita do testemunho da vossa fé; necessita, sem dúvida, de Deus"

O Pontífice também pediu aos jovens que amem a Igreja, "que vos gerou a fé e vos ajudou a conhecer melhor Cristo", e os orientou a invistirem na amizade com Ele.

"Para o crescimento da vossa amizade com Cristo é fundamental reconhecer a importância da vossa feliz inserção nas paróquias, comunidades e movimentos, bem como a participação na Eucaristia de cada domingo, a recepção frequente do sacramento do perdão e o cultivo da oração e a meditação da Palavra de Deus".

"...como Sucessor de Pedro confio todos os aqui presentes esta grande tarefa: levem o conhecimento e o amor de Cristo por todo mundo. Ele quer que sejam apóstolos no século XXI e mensageiros de sua alegria. Não o decepcionem!".

No encerramento da JMJ, o Papa anunciou que em 2013 o Rio de Janeiro será a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude e que ele virá ao nosso país. A alegria tomou conta dos brasileiros em Madrid e emocionou toda a juventude católica aqui no Brasil. O vídeo abaixo mostra esse momento tão especial:



12 de agosto de 2011

Oração - Uma Necessidade Vital

Na oração nos colocamos num diálogo de intimidade com Deus. Infelizmemnte, muitas vezes, passamos na frente toda a qualquer situação "prioritária" nos esquecendo que é preciso colocar Deus em primeiro lugar. A prece só acontece no momento de desespero.

Uma comunhão maior com Deus evitaria muitos sofrimentos na nossa vida. Mas a ausência da oração nos leva a muitas consequencias ruins e só então gritamos pelo socorro de Deus. Ele, em sua misericórdia vem nos auxiliar. Mas uma vida de oração apenas de conveniência não combina com um cristão.


A oração é nossa força.
 
Rezar é ter manter-se em intimidade com aquele que sempre nos estende a mão, que nos ama, que nos auxilia. Como não viver em oração diante de tantas tentações, dificuldades e provações que enfrentamos na vida? Não podemos deixar a oração apenas para a hora do desespero, apenas para pedir. Ë também preciso louvar, agradecer, deixar Jesus tomar parte da nossa alegria uma vez que Ele é a razão da nossa alegria.

Oração e Santidade

Catecismo da Igreja Católica (CIC - 2725): "A oração é um dom da graça, mas pressupõe sempre uma resposta decidida da nossa parte, porque o que reza combate contra si mesmo, contra o ambiente e sobretudo contra o Tentador, que faz tudo para retirá-lo da oração. O combate da oração é inseparável do progresso da vida espiritual."

Esse parágrafo é riquissimo em afirmar a realidade da nossa oração. Ë uma luta espiritual inevitável a quem busca a santidade. Orar é um dom, uma benção. Por isso o inimigo quer nos fazer fracos para rezar, pois através da oração abalamos e vencemos as forças malígnas.

A oração é também um momento de alegria, de gratidão, de partilhar com Deus nossas vitórias, dividir com o Senhor nossa felicidade, consagrar a Deus nossa vida e pela ação do Espírito Santo receber a Paz do Senhor, que nos alivia, nos ama, nos restaura e fortalece. Na Bílblia, Paulo nos aconselha: "Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5,17), "sempre e por tudo dando graças a Deus Pai, em nome de nosso Senhor, Jesus Cristo" (Efésios 5,20).

(CIC - 2745): "Oração e vida cristãs são inseparáveis. (...) Ora sem cessar aquele que une a oração às obras e as obras à oração. Somente dessa forma podemos considerar como realizável o principio de orar sem cessar."

(CIC - 2744): "Orar é uma necessidade vital. A prova contrária não é menos convincente: se não nos deixarmos levar pelo Espírito, cairemos de novo na escravidão do pecado. Como o Espírito Santo pode ser "nossa Vida", se nosso coração está longe dele? Nada se compara em valor à oração; ela toma possível o que é impossível, fácil o que é difícil. E impossível que caia em pecado o homem que reza. Quem reza certamente se salva; quem não reza certamente se condena."

A Igreja ainda nos ensina a não fazer oração só quando temos tempo, mas "reservamos um tempo para sermos do Senhor". Se nossa vida não traduz essa ensinamento da Igreja, precisamos alimentar nossa vida de oração.

Confiança, Gratidão e Louvor

Precisamos perseverar pois Jesus nos prometeu: Por isso vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que o tendes recebido, e ser-vos-á dado." (Marcos 11,24). "Tudo é possível para quem crê" (Marcos 9,23). Mas não podemos ficar apenas pedindo, mas também agradecer percebendo tudo o que Deus faz. Glorificar, agradecer, bendizer o Senhor, Adorar e se prostar diante Daquele que é digno de Todo Louvor.

Na Internet corre um e-mail que nos conta linda e reflexiva história.

Uma mulher necessitando de alimento para seus filhos mas sem poder comprar vai até uma armazem e pede ao dono que lhe venda com a promessa de quando ela tiver dinheiro lhe pagaria. Ele se recusa a vender até que um outro freguês se propõe a pagar tudo o que ela precisar. Então, o dono da venda desafia a mulher a por na balança uma lista do que ela precisava. O peso da lista seria o que ele lhe daria em mantimentos e o que o outro freguês pagaria.

Ela escreve num papel algumas palavras e põe na balança o papel. O prato da balança desce imediatamente e por mais que o comerciante tentasse equilibrar a balança enchendo o outro prato com mantimentos, o lado com o papel permanecia em baixo. Ele por fim lhe deu os mantimentos, ficando admirado ao ver que no papel, ao invés de uma lista de mantimentos, havia uma oração: MEU SENHOR, O SENHOR CONHECE AS MINHAS NECESSIDADES E EU ESTOU DEIXANDO ISTO NAS SUAS MÃOS.

Só Deus conhece o peso e o valor de uma oração !



10 de agosto de 2011

Show Pela Paz 2011 - Final de Semana com Unção em Mogi Guaçu

Um final de semana de muita unção em duas noites de shows com muita alegria e paz. Por mais um ano Mogi Guaçu foi palco do Show Pela Paz, evento ja tradicional da Igreja Católica em Mogi Guaçu e uma referência de evento musical católico para toda a região.

A estrutura bastante organizada, a dedicação de toda a organização e a providencia de Deus proporcionaram um grande evento,
mais uma vez no Ginásio do Furno onde se reuniram jovens, famílias e o povo em geral celebrando a paz e louvando o Senhor. O tema deste ano foi: "Restaura Nossa Casa Senhor". Duas missas de cura e treze shows fizeram parte da programação.

Estiveram no Show Pela Paz os artistas: no sábado - Adriele Lopes, Dalvimar Galo, Cantores de Deus, Pe. Anderson e Ministério Adoração e Vida, no domingo - Luciana Antunes, Grupo Chamas, Pe. Aguinaldo José, Caminho Seguro, Mariani, Via 33 e Banda Ceremonya.

Entre os destaques está o show do Ministério Adoração e Vida que embora tenha começado na madrugada (fato que levou os vocalistas a carinhosamente chamarem o show de Vígilia) era um dos mais aguardados. A banda levantou o publico com grandes sucessos da música católica como Hoje Livre Sou, Deus Imenso, Renda-se, Abraço de Pai, Em Teu Altar alem das novas Convém e Em Santidade - que da nome ao mais recente album da banda. O show foi um dos melhores ja apresentados na história do Show Pela Paz. O momentos de oração foram emocionantes e o show carregado de unção.

A programação do primeiro dia foi iniciada com Adriele Lopes - conhecida entre os jovens católicos e em seguida Dalvimar Galo que trouxe importantes sucessos da música católica. Também no sábado, o grupo Cantores de Deus mostrou um bom show que fez todo mundo cantar e dançar com músicas alegres exaltando o senhorio de Jesus.


Ainda no primeiro dia, o Pe. Anderson (Paróquia Santa Edwiges - Mogi Guaçu) celebrou a missa a tarde e cantou ja por volta das 00hs, conduzindo ainda um momento emocionante de oração. Adoração e Vida fecharam a noite que terminou as 02hs40.


No domingo grandes supresas da música católica. A tarde três shows: Luciana Antunes, Grupo Chamas e Pe. Aguinaldo José. Após a missa celebrada pelo Pe. Mário, subiu ao palco Caminho Seguro. Via 33, importante destaque do rock católico também marcou presença. A cantora Mariani supreendeu o público com lindas canções de letras belíssimas.

A noite terminou com a Banda Ceremonya que encerrou o Show Pela Paz com um mega-show de rock. Um dos momentos mais especiais foi o pedido de um dos vocalistas que antes ler uma passagem bíblica, pediu aos presentes que se ajoelhassem na grama diante da Palavra de Deus. A cena é uma das mais belas ja vistas no evento que se encerrou as 23hs de domingo.

A amizade, a paz foi vivida plenamente no Show Pela Paz.
As músicas e os momentos de oração levaram muitos as lágrimas. E Deus derramou bençãos e graças sobre todos aqueles que la estiveram. Os shows tocaram muitos corações, evangelizando e trazendo a alegria, que verdadeiramente só é possivel na presença de Deus.


Conheça o site do Show Pela Paz: www.showpelapaz.com