27 de maio de 2011

Pregação: Pecado - O obstáculo a experiência do amor de Deus

No último sábado, 21 de maio, aconteceu no Grupo João Paulo II minha pregação dentro do Seminário de Vida com o tema PECADO - O obstáculo a experiência do Amor de Deus. O roteiro foi seguido de acordo com a apostila do Ministério de Formação da RCC Nacional para que todos os Seminários de Vida nos grupos de oração seguissem o padrão. Luvado seja Deus por mais esta pregação !

Roteiro da Pregação (Integra)


Citações Bíblicas / CIC da pregação

João 16, 9: Não crer em Jesus (conceito de pecado - Novo Testamento)
Gênesis 3, 6-10: Pecado: o homem perde a experiência do amor de Deus
Romanos 3, 23: O pecado causa a privação da glória de Deus
Mateus 5, 8: Os puros verão a Deus

Sabedoria 2, 24: “Foi por inveja do demônio que a morte entrou no mundo
Romanos 6, 23: “Porque o salário do pecado é a morte”

Catecismo da Igreja Católica (CIC) - Parágrafo 400
A harmonia na qual estavam, estabelecida graças à justiça original, está destruída; o domínio das faculdades espirituais da alma sobre o corpo é rompido; a união entre o homem e a mulher é submetida a tensões; suas relações serão marcadas pela cupidez e pela dominação (cf. Gn 3, 16). A harmonia com a criação está rompida: a criação visível tornouse para o homem estranha e hostil. Por causa do homem, a criação está submetida "à servidão da corrupção". Finalmente, vai realizar-se a conseqüência explicitamente anunciada para o caso de desobediência: o homem "voltará ao pó do qual é formado" A morte entra na história da humanidade.

Gênesis 3, 1-6.13 / João 8, 44: O demônio é a causa primária do pecado
Romanos 7, 14-20 / Tiago 1, 14-16: A Natureza humana é a causa secundária do pecado

Ação do Maligno através de nossos pecados

Gênesis 3, 1-5: Eva quis ser igual a deuses.
João 13, 26-27: Judas Iscariotes indo trair Jesus
Efésios 4, 26-27: "Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento. Não deis lugar ao maligno"

I João 1, 8-10: "Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade. Se pensamos não ter pecado, nós o declaramos mentiroso e a sua palavra não está em nós."

Mateus 9, 12: Necessidade de nos reconhecermos pecadors
Mateus 9, 2: Jesus perdoa os pecados
João 20, 23: Jesus deu à Igreja poder para perdoar pecados
João 16, 8-9: Graça de reconhecer que somos pecadores

Catecismo da Igreja Católica - Parágrado 409
"Esta situação dramática do mundo, que "inteiro está sob o poder do Maligno" (1Jo 5,19), faz da vida do homem um combate: Uma luta árdua contra o poder das trevas perpassa a história universal da humanidade. Iniciada desde a origem do mundo, vai durar até o último dia, segundo as palavras do Senhor. Inserido nesta batalha, o homem deve lutar sempre para aderir ao bem; não consegue alcançar a unidade interior senão com grandes labutas e o auxílio da graça de Deus"

Trechos




8 de maio de 2011

O Dom de Ser MÃE

 

Hoje, Dia das Mães, é importante fazer-mos uma reflexão, ainda que breve, sobre a materninade e a importância da mãe. A figura materna é um dos símbolos maiores do amor humano pois o amor de uma mãe é capaz até mesmo de curar. O amparo de uma mãe traduz uma força inigualável concedida a Deus a toda mulher que teve a graça de gerar um filho.

Jesus também teve uma mãe.

Maria Santíssima é mostrada como uma mãe presente. No primeiro milagre de Jesus, lá estava Maria incentivando Jesus a transformar agua em vinho nas bodas de Caná. Quando Jesus se perde por 3 dias de seus pais, Maria o encontra no templo e o evangelista nos conta que Jesus era submisso a ela, ou seja, obediente a mãe. No calvário Maria está presente.

Ela fixa os olhos em Jesus e não impede seu filho de realizar a vontade de Deus, e está junto dele. O olhar de Maria traduz a confiança da Mãe que sabia que Seu Filho era o Salvador. Na cruz, Maria está em pé e recebe o Filho nos braços. Maria está presente na ressurreição quando o sepulcro é encontrado vazio.

Maria é exemplo de mãe, que se fez presente na vida de Seu Filho e passou pelo sofrimento, pela espada de Dor a transpassar seu coração. Maria educou Jesus e aprendeu com Ele, meditando e guardando Suas palavras em seu coração.

Nosso Senhor nos fez filhos de Sua Mãe. A Palavra de Deus nos relata que no alto da cruz Jesus disse: "Filho eis aí a Tua mãe". Felizes aqueles que tem Maria como mãe e seguindo o exemplo de Nossa Senhora, vivem a graça estar perto de seu filho Jesus.

O Dom de Ser Mãe

Deus concede a muitas mulheres o dom da maternindade. Que pode muitas vezes ir alem da capacidade biológica e traduzir-se nas muitas mães adotivas. O instinto de maternidade, a capacidade do amor da uma mãe é algo belo e maravilhoso, um presente de Deus.

Quantos e quantos relatos ouvimos de mães que enfrentaram sofrimentos, que enfrentam situações que não se explicam por um filho.

Hoje é o dia daquela que não tem horário pra acordar
e muitas vezes não dorme.

Hoje é o dia daquela que diante da dor do filho
deseja que aquela dor fosse passada pra ela.

Hoje é o dia daquela que não pensa em outra coisa
se não na felicidade do filho(a), nos sonhos do filho(a) realizado.

Hoje é o dia daquela que não se cansa de esperar
e se preciso procurar - nem que seja a vida inteira - por seu filho(a).

Hoje é o dia daquela que recebeu de Deus a função
de gerar vida e sobretudo dar amor.

O saudoso Padre Léo dizia que a mulher que é mãe tem um privilégio que ninguem mais tem. O privilégio de ter Deus trabalhando dentro de seu ventre pois conforme diz a Palavra: "Me teceste no seio de minha mãe". Carlos Drummond de Andrade afirma que "mãe na sua graça é eternidade".

De fato, ser mãe é algo que não se explica com palavras. Tê-la é um presente que muitos infelizmente não valorizam ou passam muito tempo sem comprender. E somente quem é mãe pode dizer e sentir o que de verdade significa.

Diante de tamanho significado que cabe dentro da palavra MÃE:

Louvemos a Deus pelo SIM que nossas mães deram a Ele quando assumiram a responsabilidade de nos gerar, educar e amar sem reservas.

Louvemos a Deus pelas muitas vezes que nós sem qualquer capacidade dependemos totalmente da mãe e somos cuidados com um amor ímpar - independente de nossa idade.

Louvemos a Deus pela felicidade de ter o colo de uma mãe para poder chorar sabendo que tão puro é aquele afeto. Pela mãe que aplaude primeiro e que corrige na hora certa.

E peçamos a Mãe das mães, a nossa Mãe do Céu, que Maria proteja todas as mães. Aquelas que estão conosco, aquelas que ja estão com Deus, aquelas que sonham em ser mãe, que estão prestes a ser mãe !

Feliz Dia das Mães !

5 de maio de 2011

Oração para Pedir a Intercessão do Beato João Paulo II


Beato João Paulo II
Rogai Por Nós !

No dia 01 de Maio de 2011, a Igreja Católica beatificou o Papa João Paulo II. Abaixo a oração para pedir a intecessão deste grande servo do Senhor agora beato após o reconhecimento de seu primeiro milagre !

Ó Trindade Santa,

Nós Vos agradecemos por ter dado à Igreja o Papa João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da Vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor.

Confiado totalmente na Vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco.

Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos, na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos Vossos santos. Amém.