24 de abril de 2011

Feliz Páscoa !


ELE VIVE !
JESUS RESSUSCITOU !


Liturgia: PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO

Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 10, 34.37-43

Leitura dos Atos dos Apóstolos - Naqueles dias, 34Então Pedro tomou a palavra e disse: Em verdade, reconheço que Deus não faz distinção de pessoas, 37Vós sabeis como tudo isso aconteceu na Judéia, depois de ter começado na Galiléia, após o batismo que João pregou. 38Vós sabeis como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com o poder, como ele andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos do demônio, porque Deus estava com ele. 39E nós somos testemunhas de tudo o que fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, suspendendo-o num madeiro. 40Mas Deus o ressuscitou ao terceiro dia e permitiu que aparecesse, 41não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia predestinado, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressuscitou. 42Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que é ele quem foi constituído por Deus juiz dos vivos e dos mortos. 43Dele todos os profetas dão testemunho, anunciando que todos os que nele crêem recebem o perdão dos pecados por meio de seu nome. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial (117)

REFRÃO: Este é o dia que o Senhor fez para nós/alegremo-nos e nele exultemos!

1. Aleluia. Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque eterna é a sua misericórdia. Diga a casa de Israel: Eterna é sua misericórdia.

2. A destra do Senhor fez prodígios, levantou-me a destra do Senhor; fez maravilhas a destra do Senhor. Não hei de morrer; viverei para narrar as obras do Senhor.

3. A pedra rejeitada pelos arquitetos tornou-se a pedra angular. Isto foi obra do Senhor, é um prodígio aos nossos olhos.

Segunda Leitura: Colossenses 3, 1-4

Leitura da carta de São Paulo aos Colossenses - Irmãos, 1Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. 2Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. 3Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória. - Palavra do Senhor.

Evangelho: João 20, 1-9

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 1No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro. 2Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram! 3Saiu então Pedro com aquele outro discípulo, e foram ao sepulcro. 4Corriam juntos, mas aquele outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. 5Inclinou-se e viu ali os panos no chão, mas não entrou. 6Chegou Simão Pedro que o seguia, entrou no sepulcro e viu os panos postos no chão. 7Viu também o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus. Não estava, porém, com os panos, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o discípulo que havia chegado primeiro ao sepulcro. Viu e creu. 9Em verdade, ainda não haviam entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos. - Palavra da Salvação.



15 de abril de 2011

Pela Cruz de Cristo Fomos Salvos



Neste sábado aconteceu no Grupo João Paulo II minha pregação sobre o tema "Pela Cruz de Cristo Fomos Salvos". Assim como aconteceu na pregação anterior, preparei um conteúdo extra para você saber ainda mais sobre este maravilhoso tema relacionado com a Paixão de Cristo. Estamos entrando na Semana Santa portando é um momento muito importante para refletirmos sobre a Morte de Jesus e Sua Ressureição !


MORTE DE CRUZ


Filipenses 2, 6-8


"Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz."

A cruz significava a humilhação total, condenação e castigo máximo como forma de pena de morte que o direito romano aplicava aos grandes criminosos. Naquele tempo as pessoas educadas não falavam em cruz pois isto era um escândalo. Era o lugar dos mais perversos e odiados para serem zombados e insultados.

Jesus trás um novo sinificado à cruz que passa a ser símbolo, sinal de libertação, santificação e salvação. A cruz tornou-se o resumo da vida cristã, o maior sinal do amor de Deus. É Vitória do Reino de Deus e o acontecimento central da salvação.

Nosso Senhor aceitou a cruz por amor a cada um de nós.

Catecismo da Igreja Católica - Páragrafo 612
"Ao aceitar em sua vontade humana que a vontade do Pai seja feita, aceita sua morte como redentora para "carregar em seu próprio corpo os nossos pecados sobre o madeiro".

Humanamente ele teve medo. Não tinha pecado, mas se fez pecado. Jesus se decide pela nossas vidas por obediência ao Pai, fiel aos Plano de Deus.

O padecimento de Cristo era necessário e inevitável. Deus age para que o homem deixe a inimizade com Ele. Esse sofrimento dá-se para eliminar o pecado através do seu sacrifício e da sua vitória.

Não é preciso que tenhamos “dó” de Jesus na Sexta-feira da Paixão. Ele não quer a nossa “pena”. Ele quer é o nosso amor ! Tenha infinita gratidão porque você está sendo amado.

Não foram os pregos que seguraram Jesus na cruz, mas o amor dele por você e por mim !

Catecismo da Igreja Católica - Páragrafo 605
"Não há, não houve e não haverá nenhum homem pelo qual Cristo não tenha sofrido".

Depois da cruz vem a vitória, é o caminho para a ressurreição. É preciso morrer na cruz para chegaremos à glorificação, como o Senhor Jesus.

Catecismo da Igreja Católica - Paragrafo 618
“Fora da Cruz não existe outra escada por onde subir ao céu.”


SACRÍFICIO PERFEITO
Na Cruz acontece o Sacríficio Perfeito. Deus não quer o sacrifício humano em lugar nenhum do mundo. Por isso ele envia Seu próprio filho.

Catecismo da Igreja Católica - Paragrafo 616
“Nenhum homem, ainda que o mais santo, tinha condições de tomar sobre si os pecados de todos os homens e de se oferecer em sacrifício por todos.”

O único sacrifício verdadeiro e perfeito é o do unigênito e eterno Filho do Deus vivo. Eterno, único, definitivo. De uma vez por todas, supera todos os sacrifícios.

Depois do sacrifício do Filho de Deus, não há necessidade de outro sacrifício humano pois seu sacrifício na Cruz abrange e supera todos os outros que o homem poderia oferecer a Deus.

Romanos 8, 32
Deus, que não poupou o próprio Filho, mas O entregou por todos nós.

Foi preciso que o Cordeiro de Deus fosse imolado na cruz por causa da nossa desobediência.

Assim o Pai se reconcilia conosco, é o nosso resgate ! “O sacrifício de Cristo: a fonte de onde brotará inesgotavelmente o perdão de nossos pecados.”

PÁSCOA

A morte de Jesus não é o fim. Se Ele tivesse apenas morrido e parado nisso, nada faria sentido.

I Coríntios 15,17
"E se Cristo não ressuscitou, é inútil a vossa fé, e ainda estais em vossos pecados."

A morte não teve a ultima palavra. A ressurreição de Cristo é o ápice, o auge do Cristianismo!

Infelizmente hoje em dia o mundo reduz a Páscoa a Coelho e Ovos de Chocolate. Mas precisamos compreender a importância da páscoa.

A palavra Páscoa vem do Hebraico
Pessah (Passagem)

Cristo passa pela morte, mas ressuscita, Ele vive !

Páscoa Judaica – Antes da Ressureição de Jesus
Celebração da Libertação do Povo, a passagem da escravidão do Egito para a liberdadeTerra Prometida. Os Judeus ainda celebram a páscoa assim. E Jesus como judeu também celebrava a páscoa dessa forma.

Novo significado da Páscoa - Após a Ressurreição de Cristo.

Antes: Libertação da escravidão do Egito.
Depois: Libertação da escravidão do Pecado e da morte.

Antes: Passagem pelo Mar Vermelho
Depois: Passagem da Morte para a Ressurreição, para a vida !

Páscoa é um momento de vida, de alegria.
O sepulcro está vazio ! Jesus está vivo !

Lucas 24,5-6
"Por que procurais entre os mortos Aquele que vive? Ele não esta aqui; ressuscitou".

Cristo foi à nossa frente. O pecado está vencido, a morte está vencida. Creia ! Permaneça em Cristo ! A promessa de Jesus é muita clara: Todo aquele que crê em mim viverá !

VIDA ETERNA

Oração de São Francisco de Assis
“E é morrendo que se vive para a vida eterna.”

"Morrendo é que se vive" não tem lógica para o mundo, mas é coerência para os Cristãos ! Jesus ressuscitou. Ele venceu a morte e nos trás a certeza da vida eterna !

Para quem crê a vida não é tirada, mas transformada. Por isso devemos lutar pela santidade, para permanecer em Cristo !

Quem seguir o caminho do amor, que morrer em Cristo chegará a vida eterna !

Catecismo da Igreja Católica - Parágrafo 989
“Cremos firmemente - e assim esperamos - que, da mesma forma que Cristo ressuscitou verdadeiramente dos mortos, e vive para sempre, assim também, depois da morte, os justos viverão para sempre com Cristo ressuscitado”

João 11,25-26
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?”

Fomos salvos pelo sacrifício da morte de Jesus. E quem buscar a salvação, quem permanecer em Jesus chegará a vida eterna !


2 de abril de 2011

Há 6 anos João Paulo II partiu para junto de Deus


Papa João Paulo II. Falar deste grande servo do Senhor emociona e nos faz lembrar de como ele foi importante para a Igreja e para cada que o viu em seu pontificado. João de Deus, como era conhecido, ficou no pontificado entre 1978 e 2005 e foi o Papa peregrino, amou os jovens, as famílias, as pessoas. Aproximou os povos, levou a paz e incansavelmente anunciou Jesus.

Um homem cuja vida de santidade e
de entrega total a Deus nos serve de testemunho. Durante muitos anos lutou contra a o males de uma saúde fragilizada. Enfrentou um atentado em 1981 (no dia de Nossa Senhora de Fátima que pela sua intecessão materna o protegeu) e perdoou o homem que tentou lhe tirar a vida. Nos ultimos anos seu saúde o deixou fragiliado. Mas o grande Karol Vojtyla foi até o fim, mesmo quando o mundo cogitava sua saída do papado. Ele colocou a decisão nas mãos de Deus.

João Paulo II veio visitar nosso país algumas vezes. Em 1997 sua ultima passagem pelo Brasil, rezou co
m a famílias e mostrou todo seu amor pelo povo brasileiro que o saudou com a célebre canção "A Benção João Deus, nosso povo te abraça !"



Em 02/04/2005, enquanto os jovens que Ele tanto buscou rezavam por ele nas janelas do Vaticano, sua partida para Deus aconteceu. O mundo chorou e parou diante da perda de João Paulo e clamou "Santo Súbito". Pela graça de Deus ja neste ano de 2011 ele será beatificado pois um milagre ja aconteceu pela intecessão do Papa que hoje está na presença de Deus.

Neste sexto ano passado da morte de João Paulo II possamos nos lembrar dele como um homem que entregou-se totalmente a Deus. Que não se cansou e não desistiu. Que seguindo a Palavra foi e anunciou o Evangelho a toda criatura".


Ele chamou os jovens a serem santos de calça jeans e a não terem medo, fazendo questão de estar com eles nas Jornadas Mundiais da Juventude - pois a juventude era sua grande esperança. Afirmou que a Família é uma "Igreja Doméstica", que "a guerra não leva a nada" e que "a liberdade não consiste em fazer o que queremos, mas em ter o direito de fazer o que devemos".

Cabe a geração e a todos que viram, ouviram e acompanharam João Paulo II servir Jesus com a mesma fidelidade de João de Deus.



Papa João Paulo II


Nome: Karol Vojtyla
Cidade Natal: Wadowice-Polônia
265° Sucessor de SÃO PEDRO
Nascimento:18/05/1920
Morte: 02/04/2005


Ordenações


Sacerdote: 01/11/1946
Bispo Auxiliar de Cracóvia: 04/07/58
Bispo: 28/09/1958
Arcebispo de Cracóvia: 13/01/1964
Cardeal: 26/06/1967
Papa: 16/10/1978