3 de dezembro de 2011

Reflexão - Mateus 6,31-33

Mateus 6,31-33: "Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo."


Em pleno século XXI, a humanidade cada vez mais se afoga no materialismo e prioriza tudo para ter uma vida de conforto, segurança e estabilidade, muitas vezes somente financeira aonde se pensa estar a felicidade.

Priorizar as coisas de Deus é decisão de poucos e visto como loucura por um mundo cada vez menos preocupado em viver o Evangelho. Desta forma, o mundo se afasta de Deus e mergulha na angústia, sem perceber o que Jesus disse a nós, conforme nos narra o evangelista Mateus. 

É preciso buscar primeiro O REINO DE DEUS e sua justiça e tudo mais nos será dado por acréscimo. Deus é providente, não nos deixa faltar nada  e sabe do que precisamos. Muitas vezes nos preocupamos com uma série de coisas, que até são importantes, mas que não podem ser mais importantes que Deus.

Deus está sempre conosco, Ele cuida de nós, é providente e misericordioso, vem em nosso socorro e aquele que confia no Senhor sabe que nada lhe faltará. Aquilo que realmente precisamos, Deus nos dá.

Porem somos tentados a deixar faltar Deus na nossa vida e quando isto acontece, falta-nos tudo. Não existe felicidade mais mentirosa do que aquela que é vivida sem a presença de Deus.

Sonhos, metas, projetos todos nós temos. Isso não é ruim, ao contrário, faz parte da nossa vida conquistar sonhos e realizar coisas. Mas onde fica Deus na nossa lista de objetivos ? Se Deus não for o primeiro da lista, provavelmente ficará bem mais difícil ou bastante vazia nossas conquistas.

Primeiro o Reino de Deus 

Buscar o Reino de Deus é lutar pelas coisas do alto. Por um mundo justo, sólido no amor que quer chegar a vida eterna. Uma vida em Cristo, pautada no Evangelho, onde as pessoas lutem para que Deus reine, que sua vontade seja feita. Buscar o Reino de Deus é buscar a vida na graça, na glória do Senhor. Buscar a felicidade em Deus e viver com Ele, para Ele. Amar o próximo, respeitar Seus mandamentos, Amar a Deus sobre todas as coisas.

Catecismo da Igreja Católica - 2819
"O Reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Romanos 14,17). Os últimos tempos, que estamos vivendo, são os tempos da efusão do Espírito Santo. Trava-se, por conseguinte, um combate decisivo entre "a carne" e o Espírito: 
Só um coração puro pode dizer com segurança: "Venha a nós o vosso Reino". E preciso ter aprendido com Paulo para dizer: "Portanto, que o pecado não impere mais em vosso corpo mortal" (Romano 6,12). Quem se conserva puro em suas ações, em seus pensamentos e em suas palavras pode dizer a Deus: "Venha o vosso Reino"

Precisamos ser mais justos, obedecer a vontade de Deus, ser mais misericordiosos e buscar a misericórdia, ser orantes e vigilantes, não conformar com o pecado, com os erros, com a destruição da obra prima de Deus. Lutar para que o Reino de Deus aconteça, a que o Senhor seja o centro da nossa existência e que sua luz brilhe nas trevas deste mundo.

Quando buscamos o Reino de Deus permitimos que comece em nós a civilização do amor e pelo nosso testemunho que este mundo queira ser movido pelo Espírito Santo, que o bem prevaleça, que os ensinamentos de Jesus sejam colocados em prática.

Catecismo da Igreja Católica (2820) 
"Num trabalho de discernimento segundo o Espírito, devem os cristãos distinguir entre o crescimento do Reino de Deus e o progresso da cultura e da sociedade em que estão empenhados. Esta distinção não é separação. A vocação do homem para a vida eterna não suprime, antes reforça seu dever de acionar as energias e os meios recebidos do Criador para servir neste mundo à justiça e à paz."

Tudo Nos Será Dado Por Acréscimo

Tudo o que precisamos na vida é de Deus, no mais é consequencia. A benção do Senhor nos dará força para conquistamos nossos sonhos, buscar as nossas metas e nos será dado o que precisamos, conforme nossa necessidade, no devido tempo de Deus.

Quem prioriza Deus verá que nem tudo que quer realmente importa porque o mais importante voce ja tem. Saberá esperar o tempo de Deus para que se realize suas coisas, sem desanimar de consumir pelo Evangelho.

Se buscarmos primeiro a Deus, nossa recompensa será dada. Muito alem dos nossos sonhos, muito mais que qualquer bem material. Nos será dada uma vida plena em Deus, vida esta que não acabará porque temos a promessa e a certeza da vida eterna. 

Vale a pena buscar primeiro as coisas de Deus pois os tesouros daqui passarão, mas Deus não passará e quem Nele crer entrará na vida eterna, no Reino de Deus que precismos ajudar a ser implantado. Afinal, só Deus basta !

Se tens a Deus, o que te falta ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!