22 de agosto de 2011

JDJ e JMJ - Juventude Católica Unida em Cristo.

Nos últimos dias a juventude católica do mundo todo esteve reúnida. A alegria caracteristica da juventude e a unção de Deus proporcionaram dois encontros especiais. Na Espanha, jovens católicos de todo o planeta se reúniram com o Papa Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude. Na nossa diocesse, o domingo, 21 de Agosto de 2011, entrou pra história com a primeira edição da Jornada Diocesana da Juventude. Os dois eventos merecem um registro pois revelaram o rosto jovem da Igreja Católica num momento de benção e união entre milhões de jovens que lutam pela santidade.

Jornada Diocesana da Juventude


A Diocese de São João da Boa Vista organizou na cidade de Estiva Gerbi - SP, no domingo (21/08), a 1ª Jornada Diocesana da Juventude. Todas as cidades da diocesse se empenharam e centenas de jovens marcaram presença no Santuário de Nossa Senhora da Rosa Mística para esse momento especial. O evento uniu diversos movimentos da Igreja como Renovação Carismática Católica, Caminho Neocatacumenal, TLC (Treinamento de Liderança Cristã) entre outros.

O dia começou com a acolhida cheia de animação e alegria por volta das 08hs30. Em seguida, as 10hs houve a Oração Inicial e a benção da Cruz, semelhante a usada por Bento XVI na JMJ. O momento mais marcante foi a saída dos jovens participantes pelas ruas da cidade.

clique nas fotos para amplia-las

A juventude mostrou que é possível ser santo sem deixar de ser jovem. Pelo trajeto, a união e a amizade se fizeram presente, em meio a muitas músicas e gritos de louvor chamando a atenção de todos para seguirem Jesus e também participarem da alegria que o Senhor nos dá.

De volta ao Santuário, antes do almoço houve uma apresentação de dança e o Pe. Anderson da Paróquia Santa Edwiges - Mogi Guaçu, rezou com os jovens o Ângelus. A programação retornou as 13hs30 com testemunhos, dança, teatro e música.


As 15hs30 o Bispo Diocesano Dom Davi celebrou a missa de encerramento.
Em sua homilia, Dom Davi saudou os jovens e ao final da celebração anunciou que em 2012 a segunda edição do evento será na cidade de Tambaú - SP.

O domingo terminou com o show do Pe. Reginaldo Carreira. O Espírito Santo derramou sobre os jovens muita unção e alegria. Durante todo o evento foi possivel ver jovens cantando, dançando e se divertindo de modo feliz e puro, unidos pela amizade e tocados por Jesus.


Jornada Mundial da Juventude

Em sua 26ª Edição, a JMJ 2011 aconteceu em Madrid, entre terça-feira e domingo e refletiu sobre o tema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, reunindo mais de um milhão de jovens peregrinos. Um dos momentos mais marcantes de encontro mundial foi a oportunidade que os jovens tiveram de se confessar durante a JMJ.


Foram instalados 200 confessionários móveis para os participantes receberem o Sacramento da Reconciliação em qualquer hora do dia. Mais de cinco mil sacerdotes de mundo inteiro atenderam os jovens em vários idiomas.

O Santo Padre em diversos momentos falou aos jovens. Entre suas palavras, Bento XVI salientou a importancia do testemunho e da necessidade de buscar a Deus.

"Venho aqui para me encontrar com milhares de jovens de todo o mundo, católicos, interessados por Cristo ou à procura da verdade que dê sentido genuíno à sua existência"

"Não vos envergonheis do Senhor"

"Não se pode, sozinho, seguir Jesus. Quem cede à tentação de seguir 'por conta própria' ou de viver a fé segundo a mentalidade individualista, que predomina na sociedade, corre o risco de nunca encontrar Jesus Cristo, ou de acabar seguindo uma imagem falsa d’Ele".

"A fé não se limita a proporcionar alguma informação sobre a identidade de Cristo, mas supõe uma relação pessoal com Ele, a adesão de toda a pessoa, com a sua inteligência, vontade e sentimentos, à manifestação que Deus faz de Si mesmo"

"É impossível encontrar Cristo, e não O dar a conhecer aos outros. Por isso, não guardeis Cristo para vós mesmos. Comunicai aos outros a alegria da vossa fé. O mundo necessita do testemunho da vossa fé; necessita, sem dúvida, de Deus"

O Pontífice também pediu aos jovens que amem a Igreja, "que vos gerou a fé e vos ajudou a conhecer melhor Cristo", e os orientou a invistirem na amizade com Ele.

"Para o crescimento da vossa amizade com Cristo é fundamental reconhecer a importância da vossa feliz inserção nas paróquias, comunidades e movimentos, bem como a participação na Eucaristia de cada domingo, a recepção frequente do sacramento do perdão e o cultivo da oração e a meditação da Palavra de Deus".

"...como Sucessor de Pedro confio todos os aqui presentes esta grande tarefa: levem o conhecimento e o amor de Cristo por todo mundo. Ele quer que sejam apóstolos no século XXI e mensageiros de sua alegria. Não o decepcionem!".

No encerramento da JMJ, o Papa anunciou que em 2013 o Rio de Janeiro será a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude e que ele virá ao nosso país. A alegria tomou conta dos brasileiros em Madrid e emocionou toda a juventude católica aqui no Brasil. O vídeo abaixo mostra esse momento tão especial:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!