20 de julho de 2011

Amizade (20 de Julho - Dia Do Amigo)

Ter um amigo é um grande privilégio. Mas é preciso que saibamos o que significa para nós e como vivemos cada amizade que possuímos. Há amizades que começam desde muito cedo e duram a vida toda. Outras acontecem na adolescencia, entre os jovens que possuem várias amizades.

Algumas amizades surgem de uma inimizade, as vezes discutimos tanto com alguem que acabamos ignorando o que é ruim e ficamos amigos dessas pessoas. Algumas amizades fazem bem, outras nem tanto. Porem, o mais dificil e o mais gratificante é encontrar uma amizade verdadeira, principalmente nos dias de hoje.


Penso sempre numa frase que diz assim: "Amigo é o primeiro que chega e o ultimo que vai embora". De certa forma é asism que funciona. Ter uma amizade é criar um laço de irmão. Somos irmãos em Cristo e numa amizade temos a oportunidade de viver como irmãos assim como o Senhor nos pede.

Esses são os amigos verdadeiros. Um amigo que quando o outro chora, está la para ouvi-lo, consola-lo. Um amigo que quando o outro precisa de ajuda, esta disposto a ajudar. Um amigo que está sempre disponível para uma pizza, para uma troca de idéias, para um filme, para rezar.

O mundo precisa de amizades santificadas. Ha muitos que cairam em pecado, que perderam inclusive a vida pois os "amigos" não eram amigos de verdade. O verdadeiro amigos jamais quer o mal do outro. Numa amizade não entram sentimos de inveja, de concorrência por exemplo. Não devemos nunca nos apegar a amizades que nos levam a pecar, a fazer ou pensar coisas erradas. Uma amizade precisa acrescentar, se doar, amar.

Quando Deus nos chama a amar ao próximo, fazer amigos e ter amizades verdadeiras é seguir o que Jesus pede. Ser amigo é amar. E é preciso que se diga que amigo nem sempre é aquele que diz o que o outro quer ouvir. Quem gosta do seu amigo as vezes dá e aceita receber um "puxão de orelha".

E num momento desses é que se vê o quanto a amizade é sólida. Se um amigo diz algo para você que seja uma correção a um ato, seja contraria a uma idea, reflita, pense. Se ele disse para lhe alertar, para expor um ponto de vista, não disse para ofender. Um amigo diz a verdade, não ofende com a verdade !

Cultivar uma amizade é algo magnifico em nossa existência. O livro do Eclesiastico nos que feliz daquele que encontrou um amigo. O caminho para a Santidade passa pela amizade. Nela encontramos e recebemos amor, carinho, dedicação. Podemos com uma amizade restaurar vidas. Se temos um amigo que por ventura está afastado de Deus, é preciso evangelizar.

Poderia escrever um livro sobre o valor de uma amizade verdadeira, pois o assunto é muito extenso. Que tenhamos uma certeza: todos nós precisamos e temos um amigo em que podemos confiar, que está pronto a nos ajudar, que nos ama, que Deus colocou em nossa vida.

E se por alguma razão algum dia lhe faltar um amigo, lembre-se: existe um grande amigo que está perto de nós o tempo todo e que nos ama tanto que mais que um amigo é também Senhor, Rei, Salvador e Deus. Um amigo fiel que morreu por ti: Jesus !

Na Bíblia, na tradução da Ave Maria, a palavra amigo aparece pelo menos 235 vezes. Jesus usou a Palavra amigo em alguns trechos do Evangelho.

Provérbios 17,17
"O amigo ama em todo o tempo: na desgraça, ele se torna um irmão."

Provérbios 27,9
"Azeite e incenso alegram o coração: a bondade de um amigo consola a alma."

Eclesiástico 12,9
"Quando um homem é feliz, seus inimigos estão tristes; é na desgraça que se reconhece um amigo."

Eclesiástico 6,14
"Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro."

Eclesiástico 22,25
"Quem lança uma pedra aos pássaros, fá-los fugir; assim, quem insulta um amigo, rompe a amizade."

Eclesiástico 22,28
"Permanece fiel ao teu amigo em sua pobreza, a fim de te alegrares com ele na sua prosperidade."

Eclesiástico 25,12
"Feliz aquele que encontrou um amigo verdadeiro, e que fala da justiça a um ouvido atento."

João 11,11
"Lázaro, nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo."

João 15, 12-17
"Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!