27 de janeiro de 2011

Jovens Cheios do Espírito Santo, Sentinelas da Manhã



Caros irmãos, neste sábado tive a missão de pregar no Grupo João Paulo II sobre o tema "Jovens Cheios do Espírito Santo, Sentinelas da Manhã.

Durante a preparação para esta pregação encontrei um material muito rico com vídeos, frases e textos falando ao jovem e o incentivando a aceitar a missão de Jesus para sermos Cheios do Espírito Santo, Sentinelas da Manhã.

Abaixo, um conteúdo extra especial da pregação, para que aqueles que se sintam tocados a saber mais sobre este tema:

TRECHOS DA PREGAÇÃO (Parte 1)



FRASES

Papa João Paulo II

"No coração da noite, pode-se sentir medo e insegurança, aguardando-se então com impaciência a chegada da luz da aurora. Amados jovens, é o vosso turno de ser as sentinelas da manhã (cf. Is 21,11-12) que anunciam a chegada do sol que é Cristo ressuscitado! “ (JMJ Toronto, 2002)

“O coração do Papa alegra-se e dá graças a Deus, porque os jovens não só escutam, mas acolhem, reflectem e sobretudo esforçam-se para pôr em prática a palavra recebida, que não é palavra dos homens, mas Palavra de Deus, que atua em vós que acreditais (cf. 1 Ts 2, 13).”

Catecismo da Igreja Católica

Paragrafo 1086: “Assim como Cristo foi enviado pelo Pai, da mesma forma Ele mesmo enviou os apóstolos, cheios do Espírito Santo, não só para pregarem o Evangelho a toda criatura, anunciarem que o Filho de Deus, por sua Morte e Ressurreição, nos libertou do poder de Satanás e da morte e nos transferiu para o reino do Pai, mas ainda para levarem a efeito o que anunciavam: a obra da salvação por meio do sacrifício e dos sacramentos, em tomo dos quais gravita toda a vida litúrgica.”

Documento de Aparecida

Paragrafo 462: "Os jovens e adolescentes constituem a grande maioria da população da América latina e do caribe, por isso representam um enorme potencial para o presente e futuro da Igreja e de nossos povos como discípulos e missionários do Senhor Jesus. Os jovens são sensíveis para descobrir sua vocação a ser amigos e discípulos de Cristo. São chamados a ser “sentinelas da manhã”, comprometendo-se na renovação do mundo à luz do Plano de Deus.

Não temem o sacrifício nem a entrega da própria vida, mas sim uma vida sem sentido. Por sua generosidade, são chamados a servir a seus irmãos, especialmente aos mais necessitados, com todo seu tempo e sua vida. Tem capacidade para se opor às falsas ilusões de felicidade e aos paraísos enganosos das drogas, do prazer, do álcool e de todas as formas de violência.

Em sua procura pelo sentido da vida, são capazes e sensíveis para procurar descobrir o chamado particular que o Senhor Jesus lhes faz. Como discípulos missionários, as novas gerações são chamadas a transmitir a seus irmãos jovens, sem distinção alguma, a corrente de vida que procede de Cristo e a compartilhá-la em comunidade, construindo Igreja e sociedade."


LINK

Pregação do Padre Roberto Lettieri: "Jovens Cheios do Espírito Santo"
Canção Nova / Retiro de Carnaval 2007

SUGESTÃO DE LIVRO


JOVENS SARADOS

Autor: Pe. Léo
Editora: Canção Nova

Em sua obra, Pe. Léo demonstra que não basta ter um corpo em forma se o coração não estiver sarado e fortalecido para lidar com os problemas da vida cotidiana. Uma das propostas do autor é a de mobilizar a juventude atual, tornando-a capaz de fazer a diferença em um mundo que nos apresenta o conceito de que na vida tudo é fácil e “ligth”.

Dividido em doze capítulos, o livro traz ainda um apêndice esclarecedor sobre o significado das drogas e seu efeito no organismo, além de preciosas dicas para deixar esse mundo sombrio e se tornar uma pessoa plena através da restauração e da cura interior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com sugestões, criticas, reflexões. Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja contigo ! Deus lhe abençoe e derrame o Espírito Santo sobre sua vida, para que vivas a Santidade e Busque As Coisas do Alto!